Cíntia Bortotto Titulo
Filmes e livros para as férias

Especialista seleciona nomes que podem fazer diferença na sua carreira

Cíntia Bortotto
14/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Além de viajar, aprender idiomas e fazer cursos específicos em instituições renomadas, você pode aproveitar seu tempo livre das férias para aprender com livros e filmes. Selecionei alguns nomes que acho que podem fazer a diferença na sua carreira. Vamos lá?

Entre alguns livros que recomendo, estão os de Marcus Buckingham, executivo que passou 17 anos na organização Gallup, onde conduziu pesquisa sobre os melhores líderes do mundo, gestores e locais de trabalho. Este estudo na Gallup tornou-se, mais tarde, a base dos seus best-sellers. Entre eles está Primeiro Quebre Todas as Regras!. Recomendo este livro para quem se interessa em saber como estratégias vinculadas às pessoas podem fazer diferença para os resultados do negócio.

Outro título do mesmo autor, escrito juntamente de Donald O. Clifton, que também é bastante interessante para a carreira é Descubra seus pontos fortes. Esta obra mostra uma teoria sobre como gerenciar suas pessoas utilizando os talentos e não buscando desenvolver os seus pontos fracos.

Também recomendo o O Princípio do Reconhecimento (The carrot Principle), de Elton e Gostik, que trata de forma direta o tema de reconhecimento. Se você acha que pode reconhecer mais e quer saber como, recomendo que leia.

Bastante interessante também é o Preciso saber se estou indo bem!, de R. L. Williams. Este livro me foi recomendado por um engenheiro e grande amigo, e eu, que estudava feedback desde 2003, fiquei encantada. Ele é direto e fácil de ser lido e fala sobre a importância das emoções e sentimentos no exercício do feedback. Para finalizar as dicas de leitura, sugiro Nos Bastidores da Disney, de Tom Connellan. Apesar de não ser o livro oficial do Disney Institute, ele traz uma visão muito interessante sobre pontos de atenção no processo de atendimento aos clientes.

Com relação a filmes, acredito que praticamente podemos tirar lições de todos. Recentemente, assisti a O menino do pijama listrado, que me emocionou e falou sobre sonhos e a visão de que o humano transcende suas diferenças.

Entre os clássicos que podem agregar para sua carreira, sugiro Gladiador, Duelo de Titãs, Desafiando Gigantes, Coração Valente. Todos estes falam de liderança. Já Coach Carter, Gênio Indomável e Mr. Holland - Meu adorável Professor trazem bons exemplos de feedback. O diabo veste Prada, Advogado do diabo, Um homem de família e À procura da felicidade falam sobre valores e escolhas. Para finalizar, Cisne Negro pode lhe ajudar com seu discurso sobre controle emocional. É isso. Aproveite as férias e aperfeiçoe-se. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;