Nacional Titulo
Corpo de Bombeiros vai adestrar cães para deficientes visuais
Por Das Agências
26/08/2001 | 16:35
Compartilhar notícia


O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal está treinando cães-guia para deficientes visuais. É a primeira vez que a corporação oferece este serviço em Brasília. A informação foi dada pelo capitão Teixeira, do 1º Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.

O programa é realizado em parceria com o Instituto de Integração Social e Promoção da Cidadania (Integra) e a Universidade de Brasília, que oferece assistência veterinária aos animais na fase de treinamento e após a doação ao deficiente. O programa envolve também uma empresa canadense de ração, que se responsabiliza pela alimentação dos cães. As rações resultam em custo zero para a pessoa a quem for entregue o animal.

O capitão Teixeira explica que os cegos enfrentam com freqüência dificuldades no dia-a-dia para atravessarem a rua, encontrarem objetos, localizarem-se nos ambientes e lidarem com situações que, para quem tem visão perfeita, são consideradas banais. Para conhecer melhor o treinamento de cães, o capitão fez um estágio de dois meses numa fundação de treinamento de cães, no Canadá. No regresso, ele e dois companheiros trouxeram quatro cães da raça labrador. "Nossa função, agora, é terminar o trabalho com esses cães aqui no Brasil", explica Teixeira.

Concluída a tarefa, os animais serão cedidos a pessoas cegas. O critério de seleção das pessoas que receberão os cães será baseado nas condições de vida que o indivíduo pode oferecer ao cão, além do seu grau de orientação e mobilidade. Teixeira ressalta que, apesar de o cão estar prestando um serviço, ele não é máquina, e precisa de atenção e carinho por parte do dono. "A nossa intenção é entregar o animal treinado para pessoas mais carentes que tenham cuidados com a higiene e demonstrem interesse pelo cachorro", afirma o capitão.

As informações são da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;