Internacional Titulo
Britânicos enviam sonda a Marte
Do Diário do Grande ABC
01/08/1999 | 14:06
Compartilhar notícia


A Gra-Bretanha enviará no ano 2003 uma sonda detectora a Marte destinada a obter amostras e detectar eventuais marcas de vida nesse planeta, informou este domingo a imprensa britânica.

Segundo a publicaçao The Observer, a sonda espacial britânica, chamada de ``Beagle 2' em homenagem ao navio em que Charles Darwin fez a viagem que lhe inspirou a teoria da evoluçao, deverá ser lançada em junho de 2003 na missao Mars Express da agência espacial européia.

Depois de um périplo de seis meses no espaço, Mars Express entrará em órbita ao redor do planeta vermelho e liberará a sonda britânica, que tocará o solo marciano no dia 25 de dezembro de 2003.

Beagle 2 terá 30 kg e buscará substâncias químicas que possam indicar a presença de vida em Marte. ``Todos os seres vivos, compreendidas as bactérias, produzem gases, como o metano', explicou Paul Murdin, do Centro espacial britânico.

``Beagle foi concebida para detectar tais gases. Deverá estar pronta para demonstrar o axioma universal 'peidorreio, logo existo'', acrescentou o cientista, citado pelo jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;