Tecnologia Titulo
Pardal: app permite denunciar irregularidades em campanhas eleitorais
Por Bianca Bellucci
Do 33Giga
21/10/2020 | 11:19
Compartilhar notícia


Pardal é um aplicativo para Android e iOS criado pela Justiça Eleitoral para combater irregularidades em campanhas eleitorais. O objetivo é tornar os brasileiros fiscais da corrupção, uma vez que podem denunciar uma série de atividades pelo programa, que vão de disparos de mensagens em massa pelo WhatsApp até distribuição de cestas básicas.

Leia mais
8values: teste aponta seus valores ideológicos e com que posicionamento político eles combinam
Fake News: por que a cultura das notícias falsas cresce no Brasil e o que fazer para identificá-las

Para usar o Pardal, é simples. Após fazer o download do aplicativo em seu celular, clique no botão com o símbolo de adição (+) e escolha a opção “Propaganda eleitoral irregular”. A partir daí, o usuário passará por três etapas.

Na primeira fase, o internauta deve preencher dados sobre o local que aconteceu a irregularidade e quem será denunciado (partido, coligação ou candidato). Depois, é o momento de fazer a denúncia em si, com descrição do ocorrido e envio de conteúdo multimídia (foto, vídeo ou áudio). Por fim, é necessário deixar suas informações pessoais – é possível pedir para mantê-las sigilo. Tudo será direcionado para a Justiça Eleitoral, que julgará caso a caso.

É importante destacar que, se o usuário não tenha certeza de que determinada atividade é considerada ilegal, o próprio Pardal traz informações sobre o que está permitido ou não. Basta dar um toque na aba “Orientações”.

De acordo com dados oficiais, até o momento, o Pardal recebeu 21,8 mil denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais. O local com o maior número de denúncias é o estado de São Paulo, que concentra 3,9 mil do total, cerca de 17%.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;