Setecidades Titulo Até 31 de outubro
Governo do Estado prorroga vacinação contra o sarampo

Principal objetivo é aumentar cobertura em adultos na faixa etária de 30 a 49 anos

Por Da Redação
30/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou, até dia 31 de outubro, a intensificação de vacinação contra o sarampo, que terminaria amanhã. O principal objetivo é aumentar a cobertura vacinal em adultos na faixa de 30 a 49 anos, que foi de apenas 6,7%, com 845,5 mil vacinados, de um total de 12,6 milhões de pessoas neste público.

As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, continuarão sendo aplicadas neste grupo de forma indiscriminada, ou seja, estas pessoas deverão receber reforço mesmo que já tenham as duas doses completas na caderneta. Já para a faixa de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos, um profissional de saúde deve avaliar a situação vacinal e, se preciso, aplicar a dose para os casos que ainda não tiverem o esquema de imunização completo.

“A vacina é eficaz e a maior aliada para a maior prevenção contra diversas doenças, inclusive o sarampo. Atualizar a caderneta e manter a situação vacinal em dia é fundamental para proteção efetiva”, comenta a diretora de imunização do Estado, Nubia Araujo.

A circulação do vírus do sarampo se mantém ativa no Estado. A Secretaria de Estado da Saúde reforça que todas as unidades mantêm protocolos de segurança para profissionais de saúde e pacientes como o uso de máscara, que é obrigatório. Os profissionais também orientam os pacientes para manter a organização da fila e do ambiente, visando à prevenção da Covid-19. Nesse sentido, também é feita triagem para eventual identificação de sintomático respiratório.

Em 2020, até o momento, foram confirmados 785 casos da doença e um óbito, de uma criança na cidade de São Paulo. Em 2019, foram 17.876 casos e 14 mortes. As faixas etárias mais acometidas são a dos adultos jovens, de 20 a 29 anos (26,8%), crianças menores de um ano (22,9%) e adolescentes de 15 a 19 anos de idade (15,6%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;