Economia Titulo
Venda de supermercados cresce 8,2%
Por Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
28/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


O mês passado foi o melhor início de ano para o setor supermercadista desde de 2005. Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) as vendas subiram 8,28% em relação a igual mês de 2007.

Já na comparação com dezembro de 2007 – mês com base forte de vendas em virtude das festas de final de ano – houve queda de 22,72%.

Na avaliação do presidente da Abras, Sussumu Honda, o desempenho de janeiro foi influenciado pela recuperação de preços (alta de 11,51% sobre o mesmo mês de 2007) e pela continuidade de um ambiente econômico positivo.

“Mesmo com a crise imobiliária nos Estados Unidos, a economia brasileira se mostrou suficientemente sólida. Não houve desespero, o dólar se manteve em baixa e os consumidores continuaram indo às compras”, avalia Honda.

No ano passado - Segundo a pesquisa da Abras, durante 2007 os negócios cresceram 2,7% em volume sobre o ano anterior. A região brasileira que registrou maior volume de vendas foi a que compreende os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás e o Distrito Federal, com crescimento de 8,9% em 2007.

Já a área Sul do País apresentou queda de 1,1% nas vendas no mesmo período. No entanto, Honda acredita que neste ano o setor tende a registrar números positivos na região.

Lojas de bairro - Ainda de acordo com o levantamento da instituição, os formatos de loja que mais cresceram no ano passado foram as chamadas lojas de vizinhança de 5 a 9 check-outs (4,4%) e os de 10 a 19 caixas (6,6%).

Já os estabelecimentos maiores, com mais de 50 check-outs, apresentaram uma queda nas vendas de 2,4%.

“Os consumidores estão optando por unidades mais próximas em razão da comodidade. Já o desempenho das grandes lojas está sendo prejudicado pela dificuldade de locomoção”, comenta Honda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;