Setecidades Titulo Clima
Verão terá desde temperatura elevada e chuva intensa até período de frente fria

Estação mais quente do ano começa hoje e segue até 20 de março

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
21/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Com a chegada do verão, que começa hoje, às 20h22, e vai até o dia 20 de março, a população do Grande ABC deverá ter em mãos dois itens: protetor solar e guarda-chuva. Embora o calor tenha demorado a chegar, a época mais quente do ano promete temperaturas elevadas e chuva intensa. O período contará, ainda, com instabilidade da atmosfera e frentes frias vindas do oceano.

A temperatura média do verão será de 30°C, no entanto, no primeiro mês das férias escolares a região pode contar com até 35 °C. Já fevereiro deve ser o mais quente do período, com máxima de 37°C. Em março, os termômetros devem alcançar os 36 °C. A mínima da estação pode chegar a 18ºC. Ontem, a máxima registrada na região foi de 32°C.

Nos próximos três meses, são esperados pelo menos 200 milímetros de chuva. Meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Neide Oliveira explica que em janeiro é mais comum haver temporais de até 50 milímetros por pancada. “Em janeiro é comum que chova mais, então pode ser que passe um pouco do valor estimado de 200 milímetros de chuva. Já a frente fria que vem do oceano pode apresentar queda na temperatura em um dia ou outro, mas vai prevalecer temperatura quente.”

Neide observa ainda que a primavera deste ano foi atípica, tendo em vista que as temperaturas altas demoraram a aparecer. “Tivemos chuva acima de média e temperatura abaixo do esperado em outubro e novembro. Isso fez com que demorasse mais para esquentar a região. O bloqueio do ar quente acabou, mas pode voltar a aparecer em alguns períodos.”

 

CUIDADOS

A exposição excessiva ao sol está mais presente neste período do ano. A dermatologista Mariliza Nomura orienta que as pessoas evitem o sol ou fiquem expostas antes das 10h ou após às 16h. Além disso, é recomendado hidratar o corpo “tomando muita água” e aplicar filtro solar a cada duas horas todos os dias.

“Tempos nublados também têm radiação solar, portanto, o uso do protetor deve ser diário, não somente no sol. E filtro solar não protege contra todas as radiações, como UVA. Mesmo com o produto, existe risco, então todo cuidado é pouco”, ressalta.

O uso do protetor solar infantil é uma das dicas da médica, por ter mais consistência, e ser mais eficaz. “Além disso, é recomendado o uso de óculos, chapéus e roupas para proteção.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;