Cultura & Lazer Titulo
Morre judeu que inspirou 'A Lista de Schindler'
Por Das Agências
14/03/2001 | 14:45
Compartilhar notícia


O sobrevivente do Holocausto que foi um dos 1.200 judeus salvos pelo empresário alemão Oskar Schindler morreu em Los Angeles aos 87 anos.

Leopold Paul Page, cuja morte foi anunciada na última sexta-feira, foi salvo de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra graças aos esforços do empresário alemão Schindler, que deu a ele e a centenas de outros judeus abrigo e emprego numa fábrica de munições.

Depois da guerra, Page mudou-se para Los Angeles, onde abriu uma loja de artigos de couro. Sua maior obsessão era atrair a atenção de escritores para a história de seu salvador, Oskar Schindler.

Foram precisos 30 anos até que o escritor australiano Thomas Keneally entrasse na loja de Page. Keneally ouviu a história do judeu, viu suas fotos e leu uma transcrição de um discurso de Schindler aos seus trabalhadores no final da guerra. E decidiu colocar a história num livro, batizado de "A Lista de Schindler".

Publicado em 1982, o livro foi dedicado "ao zelo a à persistência" de Page. 11 anos depois, o cineasta Steven Spielberg transformou o romance em um filme vencedor de vários Oscar.

"Se não fosse por Leopold Page, Oskar Schindler apenas seria conhecido pelos sobreviventes do holocausto, por historiadores e estudiosos", disse Spielberg.

Leopold Paul Page, nascido em Varsóvia, na Polônia, era professor antes da eclosão da guerra. Morreu no Cedars-Sinai Medical Center, em Beverly Hills e era o número 173 da lista de Oskar Schindler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;