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BMW prevê alta de 30% nas vendas no Brasil
22/05/2010 | 07:00
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Sueli Osorio/DGABC


Favorecida pela evolução do poder aquisitivo do consumidor de alta renda, a BMW estima aumentos de, no mínimo, 30% nas vendas de carros no Brasil em relação a 2009. No segmento de motocicletas, a fabricante de luxo espera crescimento ainda maior, em torno de 100%. Henning Dornbusch, presidente da BMW Group Brasil, está extremamente otimista: "As perspectivas para nosso segmento são muito boas neste ano."

O executivo ainda comemora os resultados de 2009 no mercado brasileiro, quando as vendas de carros da marca subiram 83%, somando 5.375 unidades. Já as de motos avançaram em torno de 13,5%, somando 1.615 unidades.

Dornbusch explicou que o ano passado foi favorecido pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que beneficiou carros de quatro cilindros vendidos pela marca.

Do total de vendas de carros em 2009, cerca de 60% eram modelos 118 e 320, com valores próximos a R$ 100 mil. Porém, mesmo com o anúncio do fim do benefício fiscal no setor automotivo em 2010, o ano começou bem para a montadora alemã, que apurou no primeiro quadrimestre elevação de 104% nas vendas de carros no Brasil ante igual período em 2009, com 2.067 unidades.

No mesmo período de comparação, houve avanço de 61% nas aquisições de motos, somando 708 unidades.

Um dos pontos que tem favorecido a marca no mercado brasileiro neste ano é a cotação do euro, atualmente perdendo margem em relação ao real, devido à crise europeia, deflagrada pela Grécia.

Isso ajudou a tornar os preços dos produtos da marca mais competitivos no mercado brasileiro.

Dornbusch lembra que, embora os preços dos veículos da BMW no Brasil estejam sendo beneficiados pelo câmbio, o ambiente de turbulência na Europa pressionou para cima os preços de matérias-primas, o que elevou o custo de produção. Mas, a demanda internacional por veículos da marca continua aquecida devido ao crescente consumo da China, agora o terceiro mercado da BMW, atrás apenas de Alemanha e Estados Unidos.

"Estamos observando o cenário na Europa com cautela. Não acho que vá se resolver tão cedo", comentou.

As boas projeções de crescimento de vendas no mercado brasileiro este ano levaram a montadora a optar pela elevação dos pontos de venda no País, dos atuais 22 para 33 até o final de 2010. Além disso, a BMW prevê cinco lançamentos no Brasil este ano, e investimentos em marketing "proporcionais ao aumento nas vendas da marca no mercado", ou seja, com taxas de crescimento próximas a 30%.

MINIS - Fora do segmento de carros e de motos, Dornbusch comentou ainda sobre os resultados dos chamados modelos mini, veículos com design esportivo e que podem alcançar 240 quilômetros por hora, lançados no ano passado no mercado brasileiro. "Foram vendidas 1.023 unidades, e a nossa estimativa era de 600, 650 (unidades). Esperamos um crescimento de pelo menos 60% nas vendas desde modelo este ano no Brasil", afirmou.




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