Internacional Titulo
Jovens católicos invadem Roma
Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 10:53
Compartilhar notícia


A poucas horas da abertura oficial das XV Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), programadas para esta terça-feira às 16h00 GMT (13h00, hora de Brasília) na praça Sao Joao de Letrao, cerca de meio milhao de jovens invadiram Roma com seus cantos e bandeiras multicoloridas.

Mais de 200 mil jovens chegaram à capital italiana esta segunda, somando-se aos outros 200 mil que já se encontravam em Roma, segundo informaçoes do comitê extraordinário para o Jubileu e o comitê organizador das JMJ. Joao Paulo II inaugurará as JMJ do ano 2000 com uma cerimônia dupla de boas-vindas que acontece em duas praças: Sao Joao de Letrao, onde estima-se a participaçao de 300 mil italianos, e Sao Pedro, com a presença de 200 mil estrangeiros.

Durante os cinco dias das JMJ, mais de 300 ``iniciativas' culturais e de oraçao foram programadas para os peregrinos (todos com menos de 35 anos) entre as quais debates, concertos, desfiles de modas e a representaçao da obra de teatro escrita pelo Papa durante sua juventude, ``A Oficina do Ourives'.

O momento mais importante do evento será a oraçao do sábado à noite no imenso campo universitário de Tor Vergata, nas cercanias de Roma. As JMJ serao encerradas no domingo de manha com uma missa solene celebrada pelo Papa, no mesmo campo universitário.

Cerca de 1,5 milhao de jovens vao participar do encerramento das Jornadas, o que constitui em uma das manifestaçoes com maior número de participantes do Jubileu.

As ruas e praças da parte histórica da cidade estavam tomadas de jovens vindos de 160 países. As autoridades montaram um dispositivo especial, que permite aos visitantes deslocamento, pernoite e alimentaçao gratuitos.

Um importante sistema de segurança com policiais e soldados vigia continuamente a capital, que foi sobrevoada por helicópteros durante toda a manha desta terça.

Segundo estimativas oficiais, as Jornadas Juvenis custarao ao Estado italiano mais de US$ 130 milhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;