Internacional Titulo
KFOR desmente que extremistas controlem Kosovo
Do Diário do Grande ABC
01/04/2000 | 13:28
Compartilhar notícia


O comandante alemao da Força Internacional de Paz para Kosovo (KFOR), Klaus Reinhardt, desmentiu neste sábado a afirmaçao do relator especial da ONU, de que extremistas do Exército de Libertaçao de Kosovo (ELK) continuam controlando alguns setores da província.

O relator Jiri Dienstbier disse na quarta-feira, em Genebra, que era necessário por fim às atividades dos radicais, advertindo que eles colocam em perigo a estabilidade desta província do sul da Sérvia.

Dienstbier acusou os líderes do ELK e o ex-presidente albanês Sali Berisha de desestabilizar o vale de Presevo, para criar uma ``grande Albânia'.

``Tive uma longa conversa com Dienstbier, e me sentiria feliz se ele tivesse transmitido parte da informaçao que temos', declarou o general Reinhardt à Rádio Deutschland.

Mas, segundo o comandante da KFOR, o que Dienstbier disse era apenas parte da verdade, já que o ELK já nao contaria mais com 20 mil homens.

No entanto, ele reconheceu que havia alguns descontentes entre os antigos membros do ELK, e garantiu que estava de acordo com Dienstbier, quando este disse que a KFOR deveria atuar para controlar os ``rebeldes'.

O general disse que a calma reina em Kosovo. ``Mas o gelo é fino. Qualquer dia, pode acontecer algo. Qualquer dia, algo novo pode surgir devido à violência latente entre a populaçao', disse.

Por este motivo, as forças internacionais devem permanecer em Kosovo, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;