Cultura & Lazer Titulo
Exposição moderna
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/07/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Tecnologia também é arte. É com esse conceito que começa hoje em São Paulo o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que traz a diversos pontos culturais da cidade exposições interativas, performances, workshops específicos e milaborantes instalações que mostram como o universo eletrônico pode ser divertido e muito interessante para todo o público.

O principal ponto de atividades ocorre no Centro Cultural Fiesp, em que teatro, galeria de arte e mezanino dão espaço para as obras eletrônicas. A atração tem entrada gratuita e segue até 21 de agosto.

Em sua 12ª edição, o evento tem como um dos destaques o trabalho do artista belga Lawrence Malstaf. Ao misturar elementos das artes visuais e do teatro, ele apresenta a instalação 'Nemo Observatorium', na qual o visitante senta-se em uma cadeira dentro de um enorme tubo de PVC. A experiência sensorial leva o público para o que parece ser o centro de um tornado.

Outro bizarro experimento é 'Link', de Elliot John Woods e Mimi Son. A atração coreana une a simplicidade de caixas de papelão com a tecnologia de ponta de um tablet em projeção de vídeos. Ao utilizar a técnica de mapeamento de vídeo, são criadas imagens em terceira dimensão em escalas arquitetônicas ao lado de itens reais.

A dupla também traz ao Brasil o projeto 'Journey'. Diversas chapas de acrílico que representam diferentes elementos da cidade de Seul ficam dispostas em uma caixa e o público tem a jornada de montar cenas que quiser com o material.

Além da exposição e das instalações, o festival conta em sua programação com a FILE Hipersônica. Com o objetivo de demonstrar obras de sonoridade eletrônica por meio de ferramentas digitais, o evento terá performances ao vivo, sempre às 20h. As noites de música reunirão sete artistas nacionais e internacionais e ocorrem até sexta-feira.

Locais como o Centro Cultural São Paulo, Instituto Cervantes, Cine Livraria Cultura e algumas estações de metrô também contam com algumas atrações. Mais informações estão no site oficial do evento (www.file.org.br).

FILE - Exposição. No Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313, São Paulo. Tel.: 3146-7405. Seg., das 11h às 20h; ter. a sáb., das 10h às 20h; dom., das 10h às 19h. Grátis. Até 21/8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;