Do Diário do Grande ABC
26/08/1999 | 14:41
Cientistas do exército britânico anunciaram esta quinta-feira a realizaçao de testes em uma vacina, resultante de uma pesquisa genética destinada a proteger os soldados da peste bubônica em caso de guerra bacteriológica.
A vacina, elaborada por pesquisadores do centro militar de Porton Down (regiao central da Gra-Bretanha), está atualmente em fase de desenvolvimento ``particularmente avançada''.
Além das forças armadas britânicas, ``a vacina também estará disponível para os civis que estao nas regioes em que a peste está presente'', continuou o diretor técnico do projeto, Rick Hall, em entrevista à rádio BBC.
Entre mil e dois mil novos casos de peste bubônica sao registrados por ano no mundo.
O Ministério da Defesa informou a realizaçao de experiências sobre armas químicas e bacteriológicas por medo de que alguns países, como o Iraque, desenvolvam novas técnicas neste setor.
Genewatch UK, organizaçao que vigia o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, se declarou contra as pesquisas sobre a vacina.
O centro de Porton Down faz experiências sobre ``vários organismos muito perigosos'', entre eles o da gangrena gasosa - infecçao caracterizada pela produçao de gases nos tecidos -, advertiu.
Segundo a diretora da Genewatch UK, estes organismos sao muito perigosos, mas podem ser mais ainda se forem modificados geneticamente.
Um porta-voz do centro de Porton Down confirmou a realizaçao de pesquisas sobre a gangrena gasosa. Os cientistas do centro estudam sua possível aplicaçao às quimioterapias contra o câncer.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: