Cena Política Titulo
Exemplos da caixa-preta na FUABC
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
08/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Maria Bernadette Zambotto Vianna toma posse amanhã como presidente da FUABC (Fundação do ABC), com discurso de austeridade financeira e de abertura da caixa-preta da instituição. Este Diário já mostrou que dados que deveriam ser públicos estão trancafiados nas mais diversas gavetas dos gestores da FUABC, longe da luz da população. Uma prova da obscuridade das informações é a participação de três empresas do mesmo dono em contratos com a FUABC. O empresário Guilherme da Silva Bonadio, tem bom trâmite com o alto escalão de diversas prefeituras do Grande ABC, detém participações na Logfarma Distribuição e Serviços, na LBGS Grupos de Serviços e na Aqualav Serviços de Higienização. As companhias servem para fornecimentos de remédio e de refeições hospitalares, além de limpeza dos materiais de unidades de Saúde atendidas pela FUABC. Mas não adianta nem procurar: a Fundação não informa os valores, prazos de contrato ou se o serviço é bem executado. É um exemplo de quão trancada é a caixa-preta da instituição, cujo orçamento é de R$ 2,3 bilhões, maior do que cinco das sete prefeituras da região. O que se sabe é que esses contratos estão sob análise da nova direção da FUABC – o da LGBS, que atende ao Hospital da Mulher, em Santo André, deve ser cancelado, porém não se sabe por quê. Mas só isso.

Viagem

Secretária de Habitação de Diadema, Regina Gonçalves (PV) decidiu viajar para Argentina no começo do ano. Ficou no país vizinho quase dez dias. O problema é que ela viajou sem avisar o prefeito Lauro Michels (PV), que só soube do ocorrido no fim de semana que passou. Em outros tempos, o episódio causaria crise sem precedentes no Paço. O clima agora é de paz e amor entre Lauro e Regina – tanto que o prefeito a levou para Brasília, quando fez peregrinação por gabinetes de ministros e deputados federais. Regina já voltou a trabalhar.

Volta do Namoro

Coligação formada por DEM, PPS e PEN, que rompeu com o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), se reuniu ontem à noite para debater justamente como será a relação com a administração. Líderes das legendas até aceitaram ceder na pedida de cargos em segundo e terceiro escalões, porém não abrem mão do retorno de José Carlos Gonçalves (PPS) para a Pasta de Transportes e de Paulinho Correria (PEN) para a Secretaria de Cultura. Juntas, as siglas detêm cinco vereadores e viraram fiel da balança para que a oposição se tornasse maioria na Casa.

Resposta

A Prefeitura de Santo André encaminhou nota afirmando que a Eicon Controles Inteligentes de Negócios tem seis parcelas em aberto com a administração – abril, junho, setembro, outubro, novembro e dezembro – e que está na lista de fornecedores que tiveram a quitação de débitos suspensa por decreto do prefeito Paulo Serra (PSDB) para análise dos valores e serviços prestados ao Paço.

Apuração

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) segue em cima da presidente do PMB de São Bernardo, Márcia Morando. Irmã do prefeito Orlando Morando (PSDB), ela é investigada pela Corte por ter destinado tempo na TV de seu partido para propagar,de maneira camuflada, a candidatura do tucano.

Visita

Presidente do tucanato paulista, o deputado estadual Pedro Tobias apareceu ontem na reunião do Consórcio Intermunicipal, presidido pelo também tucano Orlando Morando. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;