Esportes Titulo
Sucesso do Mirassol
passa pelo Grande ABC
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
01/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC tem, literalmente, contribuído para a surpreendente campanha do Mirassol no Campeonato Paulista. É que, além de ceder pontos ao adversário na derrota do São Caetano (3 a 1) e no empate do Santo André (1 a 1), o time do Interior, líder com 22 pontos, conta com quatro personagens que já passaram por equipes da região: o técnico Ivan Baitello, o lateral-esquerdo Renato Peixe (ex-São Bernardo), o volante Jairo (ex-São Caetano) e o meia-atacante Xuxa (ex-Azulão e ex-Ramalhão).

Ex-coordenador das categorias de base e auxiliar-técnico do Azulão, Baitello credita parte do sucesso de sua equipe à experiência acumulada nos cinco anos que permaneceu no clube do Grande ABC.

No período, comandou o São Caetano em 11 jogos como interino nas mudanças de treinadores. Obteve seis vitórias, três empates e duas derrotas. "Tenho muito a agradecer ao São Caetano. Essa experiência me ajudou a conhecer e entender mais os atletas", disse.

Para o técnico, a saída do Azulão, no fim de outubro, ocorreu em um bom momento, pois havia recebido o convite para montar a equipe do Mirassol para a atual temporada. "Era um desafio e não podia deixar escapar a oportunidade de mostrar meu trabalho. Aceitei porque me deram a condição de trabalhar com alguns atletas com os quais já tinha atuado e sabia o que esperar deles, casos do Xuxa e o Jairo", comentou.

Segundo Baitello, o fato de conhecer os atletas que comanda no Mirassol também tem contribuído para o desempenho da equipe. "Quando pensamos em montar o time, a ideia era trazer jogadores que já tinham disputado o Paulista e as Séries A e B do Brasileiro para que não sentissem o peso."

O ingrediente mais importante para o sucesso da equipe, ainda segundo o técnico, é a motivação. "Os jogadores entenderam que se o time for bem, poderão fazer bons contratos no segundo semestre", disse. A maioria tem vínculo até o fim do Estadual.

O treinador admite que a meta inicial era manter o time na Série A-1. "Se chegarmos aos 28, 30 pontos, podemos ficar entre os oito e garantir vaga na Série D (do Campeonato Brasileiro)."

Em 2010, o Mirassol escapou do rebaixamento na última rodada ao vencer o Bragantino por 3 a 0.

 

Xuxa credita campanha à união e humildade do grupo

 

Com passagens por São Caetano e Santo André no ano passado, o meia-atacante Xuxa, artilheiro do Mirassol no Campeonato Paulista, com cinco gols, credita o desempenho da equipe do Interior à "união e humildade" do grupo.

"O que prevalece mesmo é a união, o comprometimento. O time vibra em cada bola roubada. A equipe é formada por jogadores que demonstram humildade. Aqui ninguém quer ser melhor que o outro. Acho que isso está sendo fundamental", analisou o jogador.

Pouco aproveitado no São Caetano em 2009 e afastado do elenco do Santo André por Sérgio Soares durante a Série B do Brasileiro do ano passado, Xuxa acrescentou que atuar com Jairo no Azulão, com Wellington Amorim no Marília, e Wesley no Grêmio Barueri, hoje Grêmio Prudente, também tem contribuído para campanha do Leão no Estadual.

"A amizade dentro e fora de campo ajuda bastante, acho que dá mais confiança e força de um atleta para o outro. O fato de quase não termos contusões também tem ajudado muito, porque o Ivan tem conseguido repetir a equipe em vários jogos", analisou Xuxa.

Esta é a terceira passagem do meia-atacante pelo Mirassol. Em 2007, ele foi artilheiro do time na A-2 do Paulista e, no ano passado, repetiu o feito com dez gols, na Série A-1 do Paulistão. Tem contrato até o fim do Estadual.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;