Política Titulo Eleições 2016
Moda eleitoral, mídia social pode se virar contra candidato

Especialistas alertam que postulantes correm risco de aversão em ambiente sem interação política

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
15/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Facebook


Às vésperas do início da propaganda eleitoral, candidatos a prefeito e vereador do Grande ABC têm cada vez mais recorrido às mídias sociais para promover imagem e buscar vantagem para o pleito de outubro. A tática, porém, é alertada por especialistas como arriscada, podendo trazer prejuízos na disputa se utilizada de forma equivocada.

Depois da onda da divulgação de imagens e da exploração de mensagens de texto instantâneas por meio do aplicativo WhatsApp, a nova tendência dos políticos tem sido a reprodução de vídeos e transmissões em tempo real pelo Facebook.

Professor de marketing político da Universidade Mackenzie, Adolpho Queiroz frisou que o novo mote tem tudo para ser rejeitado por internautas que não têm vínculo ou interesse com projetos políticos. “O que se vê é que o desespero está tomando conta de candidatos em aparecer a qualquer custo e ficar admirando o número de curtidas e visualizações em suas páginas. Na verdade, estão perdendo tempo porque não fazem vídeos ou propagandas atrativas. Uma pessoa comum, sem interesses, assiste a uma produção a partir de elementos, como edição e trilha sonora. Já há rejeição para a política e um vídeo simples do candidato falando que resolve os problemas (se for eleito) vira descarte fácil, com chance de virar algo negativo para a sua imagem”.

Uma das mudanças na legislação eleitoral imposta pela reforma política foi a redução no tempo de campanha, de 90 para 45 dias. Na prática, a alteração regulamentou a chamada pré-campanha. Foi nessa época que, ainda proibidos de pedirem votos e divulgarem os números das candidaturas, candidatos e seus apoiadores usaram o Facebook para propagar seus projetos eleitorais.

Na região, os pleiteantes à Prefeitura de São Bernardo, os deputados estadual Orlando Morando (PSDB) e federal Alex Manente (PPS), além dos prefeituráveis tucanos ao Paço de Santo André, Paulinho Serra, e de São Caetano, José Auricchio Júnior, são os que mais utilizam a ferramenta. “A presença física ainda é um elemento de condição de se analisar na conquista do voto. Caso o candidato veja uma selfie sua sendo divulgada após uma atividade, pode ter certeza que a ação foi eficaz”, adicionou Queiroz.

“Tem de usar as redes de forma muito estratégica e natural. É necessário divulgar suas propostas a partir da sua rede de amigos. Senão, vai ter um efeito negativo, como os telemarketings, que acabam invadindo o espaço do consumidor (quando impõem uma propaganda)”, defendeu o professor da Universidade Metodista Kleber Carrilho, especialista em marketing político e eleitoral. Para Carrilho, outro fator que pode ser um tiro no pé é o oportunismo eleitoral. “As pessoas sabem quem são os candidatos que nunca apareceram nas redes sociais e agora tentam se promover. O eleitor entende que é o mesmo comportamento daquele candidato que nunca visitou uma comunidade e, nas eleições, aparece”, comentou. (Colaborou Júnior Carvalho) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;