Esportes Titulo
Zonta termina a sua primeira corrida na Fórmula 1
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 15:11
Compartilhar notícia


Ricardo Zonta viveu neste domingo a emoçao de receber a bandeira quadriculada em uma corrida de Fórmula 1. O brasileiro terminou o Grande Prêmio da França em nono lugar, sendo a segunda vez que um carro da British American Racing completa uma prova (a outra havia sido com Mika Salo na Espanha, também em nono) e a primeira em que cruza a linha de chegada na mesma volta do líder.

"Foi um resultado positivo. Tivemos dificuldades nos testes realizados aqui na semana passada mas o carro esteve bem na prova de hoje", comentou.

Zonta largou em 10º, mas teve problemas na saída. "Nao fiz uma boa largada. Ainda estou aprendendo os macetes e tirei liçoes do meu erro", reconheceu. "Além disso, o carro nao estava muito bom no começo da prova, mas acabou melhorando ao longo da corrida."

O brasileiro andou nas primeiras voltas em 15º lugar, mas mostrou talento ao ultrapassar o italiano Alessandro Zanardi e brigar por várias voltas com a Ferrari de Eddie Irvine. Quando a chuva que caiu sobre o circuito de Magny-Cours motivou a entrada do safety-car, a BAR deu prioridade ao canadense Jacques Villeneuve para a troca de pneus. Zonta foi aos boxes em seguida e, quando a prova foi reiniciada, na volta 35, estava em 10º lugar.

Na volta 61, o brasileiro fez uma opçao de risco: foi aos boxes e optou por pneus para pista seca, embora o asfalto ainda estivesse molhado em diversos pontos. A sua estratégia se mostrou perfeita e Zonta passou a andar em média seis segundos mais rápido que os outros pilotos. Mas a chuva voltou a cair nas últimas duas voltas e o brasileiro tirou pé, nao conseguindo a aproximaçao necessária para tirar do francês Olivier Panis o oitavo lugar.

"Foi uma pena porque eu chegaria nele se a pista continuasse seca", comentou. De qualquer forma, a nona posiçao foi muito comemorada por Zonta e pelos membros da BAR.

"Meu primeiro objetivo dentro da Fórmula 1 sempre foi o de terminar uma prova antes de pensar em qualquer resultado. Neste fim-de-semana, conseguimos isto. Agora, é trabalhar para melhorar ainda mais o carro e partir em busca do primeiro ponto" falou o piloto.

O escocês Craig Pollock, chefe da BAR, ficou impressionado com Zonta. "Foi uma prova interessante pelos riscos que tomamos. O Ricardo optou por pneus de pista seca e foi uma sábia decisao, já que ele passou a ser o mais rápido da pista. Estou contente porque nosso carro já se mostra capaz de terminar as corridas", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;