Setecidades Titulo Saúde
Mário Covas segue com problemas no estoque de remédios

Pacientes relatam ausência de pelo menos dois medicamentos na Farmácia de Alto Custo da unidade estadual, localizada em Sto.André

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A ausência de medicamentos na Farmácia de Alto Custo do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, continua gerando dor de cabeça a munícipes que dependem do sistema de distribuição. Segundo usuários, faltam ao menos duas fórmulas no estoque da unidade.

A equipe do Diário esteve no hospital e constatou as dificuldades enfrentadas por moradores ao tentarem retirar os medicamentos Risperidona (1mg) e Topiramato (25mg e 50mg).

Há dois meses, o serralheiro Jurandir Campos da Silva, 46 anos, tem sido obrigado a arcar com custo mensal de R$ 360 para comprar medicamentos necessários para a filha Bruna Sousa Campos da Silva, 8. “Desde de fevereiro eles (Farmácia de Alto Custo) estão sem estoque do Topiramato (25mg e 50mg). Como é um remédio para epilepsia, estou tendo de comprar para não afetar o tratamento da minha filha”, relata.

O problema é semelhante ao enfrentado pela dona de casa Ruth Dias de Almeida, 46. Desde fevereiro, a moradora de Diadema volta para casa de mãos vazias por não encontrar o medicamento Risperidona (1mg). “Se não tivesse ajuda da minha vizinha, não sei como iria fazer para comprar o remédio da minha neta. É muito complicado”, reclama.

Em nota, a Secretaria da Saúde estadual afirmou que a ausência do Topiramato 50mg no estoque da farmácia do Hospital Estadual Mário Covas foi ocasionado devido a atraso na entrega por parte do fornecedor. Conforme a Pasta, a empresa já foi cobrada e “está sujeita a multa por descumprimento de prazo”. O Estado informou que houve “desabastecimento temporário do remédio devido a aumento inesperado da demanda”. Nova compra está em andamento.

Já em relação ao Risperidona (1mg), a secretaria afirmou o fornecedor protocolou pedido de prorrogação do prazo para a entrega do estoque para a primeira semana de abril. No entanto, a Pasta não aprovou o pleito e solicitou que sejam cumpridos os prazos estipulados em edital – 9 de março. A empresa também está sujeita à multa devido ao descumprimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;