Cultura & Lazer Titulo Projeto
Ação por um bem maior

Projeto N.A.S.A apresenta em Santo
André, no dia 31, o Catadores Saudáveis

Por Vinícius Castelli
26/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Muito além de viver a própria vida é se preocupar com o próximo e fazer algo, por menor que seja, por um bem coletivo e valorizar o que muitas vezes ninguém enxerga. É isso o que preza a ação Catadores Saudáveis, que o Coletivo N.A.S.A (Núcleo de Ações Socioculturais Ativista) realizará em Santo André no dia 31, a partir das 10h, em frente a estação Utinga da CPTM e com direito a show da banda da região Groove na Chapa Brass Band.

Projeto que nasceu em 2014 e foi bem recebido na zona leste de São Paulo, o Catadores Saudáveis pretende fazer várias ações junto dos catadores de ferro, papelão e outros materiais, além da sociedade. “Essas pessoas, mesmo sem saber, são transformadores do meio ambiente. Queremos conscientizar as pessoas disso e da importância desse trabalho”, diz Denis Oyakawa, um dos responsáveis pelo projeto.

Entre as ideias para dia 31, está a reforma das carroças e fazer pintura delas com grafite também. Para isso, diversos grafiteiros que colaboram com o coletivo estarão presentes para embelezar os carrinhos usados pelo trabalhadores.

Segundo Oyakawa, o coletivo pretende conseguir também apoio de alguma empresa para que possam oferecer às carroças espelhos retrovisores e adesivos para parachoque que refletem a noite, para dar segurança.

Mas, de acordo com o organizador, mais importante ainda, é o fato de dizer ao catador e para a sociedade da importância dessas pessoas, de seu trabalho e de como gente como a catadora Elisângela Aparecida Amorim Reis, 48, que mora em Santo André, merece respeito.

Ela trabalha com a carroça todo dia, faça chuva ou sol. Anda da Estação Utinga até o Parque das Nações, pelo menos. “Sobrevivo com meu trabalho, é o ganha pão da gente. Já trabalhei em casa de família, em firma, e agora trabalho nas ruas”, explica ela.

Elisângela conta que algumas pessoas separam material para que ela leve embora. “Teve gente que já me deu até TV e aparelho de som. Mas tem muita gente que não respeita a gente, sabe, diz que a gente atrapalha o trânsito. Falta respeito com a gente”, desabafa a trabalhadora.

Para a realização da ação, o Projeto N.A.S.A contará com apoio da Secretaria de Saúde de Santo André, que terá um posto de atendimento no local, e do Semasa – Saneamento Ambiental. “Tem um ponto viciado de descarte de lixo em frente da estação Utinga. O Semasa vai limpar lá e vamos fazer grafite no muro. Vamos explicar da importância de não se jogar lixo em qualquer lugar”, afirma Oyakawa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;