Setecidades Titulo Diadema
Hospital Serraria passa a atender pacientes com Aids e lipodistrofia
Da Redação
25/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Até o fim do mês, o Hospital Serraria, em Diadema, passará a oferecer à população portadora do vírus HIV cirurgias para correções de lipodistrofia, síndrome que se caracteriza pelo acúmulo ou perda de gordura em diversas partes do corpo. O problema acomete pacientes soropositivos que fazem tratamento com antirretrovirais.

Os pacientes serão encaminhados à unidade pelo CRT (Centro de Referência e Treinamento) em DTST/Aids, ligado à Secretaria Estadual da Saúde e responsável pela triagem dos casos, na Capital. A estimativa é que sejam realizadas 50 cirurgias por ano.

A lipodistrofia faz parte da síndrome metabólica causada pelos medicamentos antirretrovirais que, se por um lado são essenciais para a qualidade de vida e sobrevida do paciente, por outro podem produzir efeitos colaterais, como a perda ou atrofia de gordura nas pernas, braços, glúteos e face, além de acúmulo de gordura na região central, incluindo abdômen e tórax.

O serviço de cirurgia plástica do Hospital Serraria já realiza serviços de natureza não-estética, como reconstrução mamária devido ao câncer e abdominoplastia pós-cirurgia bariátrica. Além disso, também promove o atendimento específico para pessoas que apresentem problemas devido ao uso de silicone industrial.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;