Política Titulo Outro nome
PR já admite recuar em projeto de Bittencourt e apoiar outro nome
Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
15/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC:


Menos de dois meses depois de garantir candidatura ao Paço de Santo André, o PR já admite possibilidade de recuo do projeto de lançar o ex-deputado estadual José Bittencourt, ainda no PSD, na sucessão do prefeito Carlos Grana (PT) e apoiar outro nome na disputa municipal. “Não tem nada fechado com ninguém, sem definição ou situação que esteja descartada neste momento. A política é dinâmica”, alegou o presidente da executiva local, Claudinei Beltrami. “A gente não pode limitar as conversas”, completou, ao citar diálogo com o PT e o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB).

Bittencourt, por outro lado, mantém fala de plano majoritário. Beltrami afirmou que o ex-deputado “sabe do jogo que está em diálogo”. “Ele sabe que é lá na frente que vamos tomar uma decisão, mas temos ciência de que há interesse (por parte do ex-parlamentar) em participar da concorrência”, disse o republicano. O empecilho encontrado para viabilizar o pleito, segundo informações, seria levantar aporte financeiro à empreitada solo. “Existe de fato certo problema em razão da questão de financiamento (para a campanha). Estamos, no entanto, em processo de captação de recursos.”

No ano passado, o ex-deputado não conseguiu a reeleição, ao obter 48,6 mil votos, ficando como segundo suplente do PSD. Bittencourt espera abertura de eventual janela partidária ou liberação de troca pelo mandatário nacional da legenda, Gilberto Kassab, ao projetar possível resgate da cadeira na Assembleia Legislativa. A parlamentar Rita Passos (PSD), por exemplo, é cotada para entrar no páreo da prefeitura de Itu. Diante do impasse, ele continua nas fileiras pessedistas, sem prazo estipulado para a provável migração.

Dentro do PR, a direção vê com bons olhos a ideia de Bittencourt brigar pelo posto de vice, indicando seu nome na dobrada. Em contrapartida, nenhum partido que apresentará cabeça de chapa na eleição de 2016 pretende negociar o cargo neste momento, deixando em aberto essa discussão com os integrantes do arco de alianças. Grana fez contato, recentemente, com a cúpula republicana para tratar de acordo. O encontro com Aidan deve acontecer na semana que vem.

Articulador petista, o secretário de Governo do Paço, Arlindo José de Lima (PT), admitiu que “reabriu” diálogo com o PR após período de hiato. Segundo o braço-direito de Grana, o governo tem desejo em emplacar a sigla na coligação. “Demos parada nas conversas naquele momento em que eles falaram em candidatura, porém agora reiniciamos”, mencionou, sem entrar no mérito em caso de declínio republicano. “Queremos compor aliança.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;