Cultura & Lazer Titulo
Sesi expõe traços cômicos de Cárcamo
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
07/08/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


O Sesi São Caetano abre nesta terça a exposição Caricaturas, com 53 trabalhos do artista plástico chileno Gonzalo Cárcamo, radicado no Brasil há 31 anos.

Especialista na técnica da aquarela, Cárcamo vem publicando seus trabalhos em veículos de comunicação desde a época do Pasquim. “Em geral, me dedico a figuras do cenário político e cultural”, diz Cárcamo.

Além do Chile e do Brasil, seu trabalho foi publicado na Espanha. Na mostra em São Caetano, há espaço para retratos de figuras populares brasileiras como Jô Soares, Paulo Maluf e Jorge Amado e para os artistas que ele mais admira.

É o caso do quarteto de caricaturas dos pintores espanhóis Francisco de Goya e Diego Velazquez e dos franceses Honoré Daumier (caricaturista) e Jean-Baptiste Camille Corot, que Cárcamo fez em aquarela ou a óleo. Os trabalhos foram expostos no Rio, em 1990.

Nos anos 1980, o chileno ganhou o prêmio de melhor caricatura nos Salões Internacionais de Humor no Piauí e no Interior de São Paulo.

O ilustrador também é autor e ilustrador de livros infantis. Já publicou quatro: Modelo Vivo, Natureza Morta, A Fantasia do Urubu Beleza, Lorotas da Cobra Gabi e a adaptação de O Amigo Fiel, de Oscar Wilde.

“Tenho preferência pela aquarela. Gosto de pintar em tinta acrílica ou óleo. Depende muito do resultado que procuro no momento”, afirma.

Cárcamo, como é conhecido no meio, nasceu e estudou arquitetura em sua cidade natal, Los Angeles. “Decidi escolher o Brasil para concluir a faculdade em 1976, mas não foi possível”, conta.

A partir daí, passou a trabalhar como ilustrador publicitário e na produção de cenários para desenhos animados em produtoras.

Caricaturas – Exposição. No Sesi São Caetano - Rua Santo André, 810. Informações: 4238-1400, ramal 202. Desta terça-feira ao dia 19. De terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;