Setecidades Titulo Vandalismo
Pichações tomam
prédio dos Correios

Imóvel histórico em Santo André, inaugurado
em 1961, sofre há anos com a ação de vândalos

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
10/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Um prédio abandonado. Essa é a impressão que se tem ao passar em frente ao imóvel onde funciona a agência dos Correios da Praça 4º Centenário, no Centro de Santo André. A edificação, inaugurada em 1961 e que compõe o entorno do Paço Municipal, está tomada por pichações. As frondosas palmeiras defronte nem têm mais conseguido chamar a atenção, diante dos inúmeros rabiscos fixados com spray.

“Já faz uns cinco anos que o prédio está com essas pichações. Começou com poucos e agora está assim”, disse uma funcionária dos Correios, que preferiu não se identificar.

Nada escapa da ação dos vândalos. As pichações estão nas paredes, janelas, pilastras, nas pedras que adornam a parte inferior do imóvel e na placa que sinaliza a praça como o Marco Zero da cidade. O vandalismo vai além. Na segunda-feira, ao chegar para cumprir o expediente, os trabalhadores depararam-se com o vidro de uma das portas (todas pichadas) quebrado. Um pedaço de papelão tem feito as vezes de proteção.

Outra funcionária, que também quis manter o anonimato. contou que já foi realizada reunião com o secretário andreense de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), na qual discutiu-se a viabilidade de parceria com a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) para resolver o problema. No entanto, até agora não houve retorno sobre a proposta.

Para o usuário da agência Dirceu Cunha, 46 anos, falta fiscalização nos períodos mais propícios para a atitude dos pichadores. “A GCM (Guarda Civil Municipal) deveria intensificar as rondas durante a noite, que é quando esse pessoal costuma fazer essas coisas, para pegar em flagrante.”

A Prefeitura de Santo André esclareceu que as ações da GCM são realizadas diuturnamente em todo o entorno da Praça 4º Centenário. “A corporação obteve uma viatura setorial que somente patrulha este local, priorizando a área dos três poderes”, ressaltou, em nota, acrescentando que emitirá alerta para que toda a corporação envolvida na ronda intensifique a região do prédio da agência dos Correios.

Com relação à situação do imóvel, informou que existe projeto de revitalização do Marco Zero e que, para isso, procurou os Correios para conversas e possível parceria. Porém, por conta do período eleitoral, a administração afirmou que o diálogo foi suspenso e que será retomado após o fim do segundo turno. O Executivo ressaltou que “a manutenção do prédio dos Correios é de sua inteira responsabilidade.”

Procurado, os Correios disseram que o caso está sendo apurado pela área técnica responsável e que, posteriormente, enviará resposta sobre a demanda. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;