Economia Titulo Empregos
Lei de estágio provoca redução de vagas
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
23/11/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Em vigor há pouco mais de um mês, a nova Lei do Estágio garante aos estudantes, além da bolsa-auxílio, o direito a férias e ao auxílio-transporte. Mas, de acordo com a Abres (Associação Brasileira de Estágios), houve uma redução de 60 mil vagas no número de oportunidades oferecidas no País depois que as regras começaram a valer.

Pelos cálculos da entidade a queda é de 33% nas vagas destinadas ao Ensino Superior e de 67% no Ensino Médio. O maior número de percas, para estudantes do Ensino Médio, é justificado porque agora há um número máximo de estudantes que podem ser contratados em uma empresa. A norma visa combater a exploração de mão-de-obra, já que é mais barato contratar um estagiário, do que um profissional.

Segundo o presidente da Abres, Seme Arone Júnior, o principal motivo para a redução de postos foi a falta de um prazo de adaptação para que as empresas e as escolas pudessem ter a possibilidade de se ajustar ao novo cenário. "A lei foi publicada e passou a vigorar imediatamente, com isso surgiram muitas dúvidas de interpretação", argumenta.

Além disso, Seme acredita que as empresas estão inseguras. "Ouço depoimentos de empresários que dizem não entender as novas normas, por isso, eles estão esperando para se adaptar. Além disso, as instituições de ensino também não tiveram tempo para refazer os projetos pedagógicos", comenta.

Para o presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio), Carlos Henrique Mencaci, o texto traz várias melhorias para a vida do estagiário, entre elas o horário de trabalho estabelecido em, no máximo, seis horas diárias. "Assim o estudante tem mais tempo para se dedicar aos estudos", afirma.

Números - Dados do Ministério da Educação apontam que existem hoje 13,5 milhões de estudantes no Ensino Médio e Superior e somente 1,040 milhão de vagas de estágio. Ou seja, apenas 8,1% dos estudantes conseguem passar pelo processo de aprendizado.

O presidente da Abres acredita que o estudante sem nenhuma experiência vai ter mais dificuldade para conseguir um estágio. "Ficou mais difícil porque o número de vagas diminuiu bastante, o que já era difícil agora ficou mais ainda. O estudante vai ter uma concorrência maior", aponta Seme. Para ele, a legislação é boa e a expectativa é que em dois anos as empresas consigam se adaptar e reabrir as vagas.

Dificuldade - O estudante do primeiro ano de Jornalismo Marco Vinicius Campos, sente a dificuldade de conseguir um estágio. "Mesmo sendo uma oportunidade de entrada para o mercado de trabalho, muitas empresas exigem experiência. Agora, com essa redução de vagas, tudo ficou mais difícil", conta.

A estudante de Direito Tábata Luz Dias, considera-se vitoriosa. "Consegui um estágio mesmo com toda esta dificuldade. Acho que com a nova lei seremos mais valorizados e também vamos valorizar mais o trabalho", diz.

Boas maneiras contam para manter trabalho

A dificuldade para se conseguir um estágio aumentou. Com a nova lei, empresas e estudantes precisam se adaptar às novas regras para combater a exploração da mão-de-obra.

Com isso, valorizar o estágio é fundamental, afinal é um momento de aprendizado e, para alguns jovens, o primeiro contato com um ambiente corporativo.

Ao contrário do que muitos pensam, comportar-se adequadamente em uma empresa, mesmo nas mais ‘modernas', não é coisa do passado ou pouco relevante. Os estudantes que almejam uma possibilidade de prorrogação e, principalmente, de efetivação, devem tomar alguns cuidados para não cometerem deslizes comprometedores com os chefes e colegas de trabalho.

Algumas pessoas associam etiqueta de comportamento a formalismos, regras inflexíveis e postura que não condizem com a usual. Cada empresa tem as suas normas de conduta, que não são regras formalizadas, mas cabe a cada um saber como agir da maneira adequada; a recompensa é o reconhecimento e até mesmo uma promoção.

"Hoje essa boa conduta também é associada à qualidade dos relacionamentos, à criação e manutenção de uma imagem de profissionalismo centrados na ética e no bom senso", explica Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação da Estagiários.com, empresa especializada na seleção e contratação online de estagiários.

Bortoluci enfatiza alguns pontos que são analisados nas empresas. "Estagiários sempre devem querer saber mais do que lhes é passado, afinal o interesse sempre chama atenção do empregador", diz.

Além disso, o diretor enfatiza que os jovens devem prestar atenção e não se portar no trabalho como se estivesse em uma roda de amigos. "Gírias e palavrões devem ser abolidos. Também é fundamental administrar o tempo e nunca ter vergonha de solucionar dívidas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;