Economia Titulo
Juros subiram e prazos caíram; IOF e inflação são as causas
Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
25/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para a população e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sobre o setor financeiro, mais o risco de alta da inflação e a manutenção da Selic em 11,25%, estão entre os motivos que fizeram os bancos aumentarem os juros ao consumidor neste mês.

As taxas para financiamento de automóveis, que chegaram a 0,99% ao mês no ano passado, já estão na casa dos 1,2% a 1,4% neste mês. Os prazos máximos de financiamento também foram reduzidos de 84 para 72 meses.

Segundo o presidente da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), Érico Sodré Ferreira, o governo já havia anunciado que a alta dos impostos era uma maneira de controlar o consumo. “O medo da inflação também colaborou. No entanto, não acredito que impactará nas vendas”, disse.

Crise americana - O diretor executivo de economia, banking e finanças da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Carlos Alberto Ercolin, acredita que os impactos da crise norte-americana também explicam as altas dos juros, pois o Brasil depende direta e indiretamente do setor externo.

“O ideal é esperar para comprar carro. As condições estão piores do que em 2007. O momento é de incerteza e não sabemos o que pode acontecer com o mercado externo”, alerta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;