Esportes Titulo Falta um ponto
Timão vence, mas decisão
fica para a última rodada

Resultado, porém, ainda manteve o Corinthians na liderança
do Brasileirão, com dois pontos de vantagem sobre o Vasco

Por Marco Borba
Diário do Grande ABC
27/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O Corinthians fez sua parte e venceu o Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis, com gol de Liedson, mas a vitória do Vasco sobre o Fluminense, por 2 a 1, no Engenhão, adiou a decisão do Campeonato Brasileiro para o domingo. O resultado manteve os corintianos na ponta com dois pontos à frente dos vascaínos - 70 contra 68. Para ser campeã, a equipe paulista só precisa empatar com o Palmeiras. A carioca tem de vencer o Flamengo e torcer contra o líder.

O time do Parque São Jorge esteve com o título nas mãos em duas ocasiões: quando Liedson abriu o placar e no momento em que Fred empatou para o Fluminense, aos 38 do segundo tempo. Só que aos 45, Bernardo fez o gol da vitória vascaína ao aproveitar rebatida do ex-goleiro palmeirense Diego Cavalieri. 

O meia Danilo e o volante Ralf receberam o terceiro amarelo e não enfrentam o Palmeiras.

O primeiro tempo em Fliorianópolis foi um sacrilégio para as duas torcidas por causa do baixo nível técnico da partida. Apesar da boa movimentação, o jogo ficou truncado pela sequência de faltas criadas. 

Embora mandante, o Figueirense demonstrou cautela e arriscou pouco. A explicação pode ser a goleada sofrida no próprio Orlando Scarpelli diante do Fluminense por 4 a 0 na rodada anterior. Os mandantes só levaram perigo à meta corintiana em falta batida por Júlio César que explodiu no pé da trave esquerda.

O Corinthians também não deixou por menos e só assustou em cabeçada de Paulo André, que passou próxima do travessão após cobrança de escanteio.

A falta de eficácia corintiana no campo ofensivo pode ser explicada pelo fato de Tite ter invertido Willian e Emerson em relação aos jogos anteriores. O primeiro atuou um pouco mais recuado e pelo lado esquerdo e o segundo adiantado, pela direita. Se o objetivo era confundir a marcação inimiga, não deu certo. A exemplo de Danilo, que foi mantido como titular, contrariando as expectativas de que Alex começaria a partida, Emerson e Willian tiveram atuação apagada.

No intervalo, Tite sacou Willian e colocou Alex, mas o meia também não entrou bem e aos oito minutos quase entregou o ouro ao dar passe errado e jogar nos pés de Juninho que estava livre na esquerda. Para sorte do Timão, o lateral chutou cruzado e errou o gol. 

No entanto, o Timão melhorou no jogo e passou a comandar as ações. Aos dez, Paulinho recebeu de Emerson e bateu forte, pelo alto, assustando o goleiro Wilson. Como o Corinthians se soltou mais, o Figueirense passou a explorar os contragolpes e quase abriu o placar aos 13, em chute forte de Wellington que passou rente à trave esquerda.

Aos 23, Alex se redimiu e, ao receber aberto na esquerda, ameaçou bater e levantou para Liedson fazer, de cabeça, o único gol do jogo. Valente, o time catarinense foi para cima no final, mas parou na boa marcação corintiana.



Alex lamenta indefinição sobre o título

Destaque corintiano no jogo ao fazer a assistência para o gol de Liedson, o meia Alex - que entrou no segundo tempo no lugar de Willian - lamentou o fato de a decisão do título Brasileiro ter ficado para domingo. 

"Todas as decisões que disputei eram no sistema mata-mata. O time ganhou e acabou. Depender dos outros é difícil, nunca tinha passado por isso", lamentou o meia Alex, referindo-se ao fato de o Corinthians ter dependido do Fluminense para ter sido campeão já neste domingo.

Os corintianos ameaçaram esboçar comemoração ao fim do jogo contra o Figueirense, mas logo se seguraram. A maioria desceu para os vestiários, mas alguns ficaram no gramado acompanhando o fim do clássico carioca. Terminada a partida, restou ao Corinthians festejar apenas a sua vitória por 1 a 0. 

"Foi por cinco minutos, mas que bom que fizemos nossa parte, como fizemos no campeonato todo. Agora vamos para a última rodada. Precisamos de um empate e vamos em busca disso", emendou Alex. 

Com 70 pontos, o Corinthians será pentacampeão brasileiro se empatar com o Palmeiras, no Pacaembu. O Vasco tem 68 pontos e duas vitórias a menos. Assim, além de precisar vencer o Flamengo, terá de torcer por uma derrota corintiana.

"Precisamos ficar felizes pelo gol que fizemos e pela vitória, que mais uma vez foi sofrida. Agora temos de nos preparar bem para o jogo de domingo", completou Willian.



Tite critica torcida contra de palmeirenses

O técnico Tite demonstrou, como não poderia ser diferente, frustração ao saber que o Vasco havia feito o segundo gol no fim da partida contra o Fluminense, o que adiou para domingo a chance de o Corinthians ser campeão brasileiro e criticou a torcida dos palmeirenses - adversários da partida final - pela vitória vascaína.

"É muito pobre este pensamento de querer ferrar o outro. Acho que tem de haver o sentimento de respeito. Eu já estive do outro lado (foi treinador do Palmeiras em 2006) e em nenhum momento fiquei com este sentimento, apesar da rivalidade entre os clubes (Corinthians e Palmeiras). Da mesma maneira, não fico feliz neste momento por conseguir a vitória sobre o Figueirense e tirar deles a chance de ir à Libertadores", comentou o treinador corintiano.

Sobre a partida, Tite justificou que a entrada de Jorge Henrique, que não vinha atuando porque se recuperava de contusão - a expectativa era de que colocasse Adriano - se deveu à necessidade de melhorar a marcação e ter saída mais rápida para o ataque. "Sei que não estava no mesmo ritmo dos demais, mas, felizmente, temos um banco de qualidade e a entrada nos ajudou muito."

O técnico ainda não definiu quem será o substituto de Ralf no confronto com o Palmeiras. São três as opções: Moradei, Bruno Octávio e Morais. "Vamos ver ao longo da semana. Temos de trabalhar muito para merecermos o título pela nossa competência. Digo a todos que têm de estar preparados para quando chegar a oportunidade", despistou Tite. A tendência é que Moradei fique com a vaga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;