Cultura & Lazer Titulo
Brasil pode ter filial do Museu Guggenheim
Por Das Agências
17/10/1999 | 18:32
Compartilhar notícia


O Brasil poderá ter um Museu Guggenheim nos próximos anos. Quem diz isso é o diretor da Fundaçao Guggenheim, Thomas Krens, que está no Brasil desde este sábado, visitando o país com uma comitiva de curadores da instituiçao.

Krens esteve no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói, e terça tem um encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto. "Essa é minha primeira visita ao Brasil e há outros países da América do Sul que queremos examinar", afirmou o diretor sobre a possível instalaçao do museu.

Mas Krens deixou subentendido que o Brasil é um forte candidato a ter um Guggenheim (juntamente com Argentina e Chile) ao comentar que o país é o "mais importante da América Latina". O primeiro passo para o conhecimento da realidade cultural e artística brasileira será dado no ano 2001, quando o Museu Guggenheim de Nova York receberá a mostra Brasil 500 Anos.

"No fundo, essa exposiçao será um ato político, para lembrar ao Brasil que nosso país tem memória", diz o organizador da mostra, Edemar Cid Ferreira. "Em segundo lugar, é um ponto importante na mudança de nossa relaçao cultural com o exterior", afirma.

A mostra Brasil 500 Anos, com custo estimado de R$ 30 milhoes, tem apoio dos Ministérios da Cultura e das Relaçoes Exteriores e será aberta em 24 de abril de 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;