Nacional Titulo
Ponte Rio-Niterói faz 30 anos com capacidade saturada
Por Rio
Da AE
28/02/2004 | 21:15
Compartilhar notícia


Quando a Ponte Rio-Niterói foi projetada, os engenheiros calcularam que em 2000 o tráfego diário seria de 50 mil veículos. Na quinta-feira, a ponte, considerada uma das obras de engenharia mais importantes do país, completa 30 anos e só nesse dia receberá 130 mil carros.

A volta do feriado de Carnaval mostrou quanto a via está saturada. Foram 10 km de congestionamento, entre 7h e 15h. Noventa e oito mil veículos num só sentido. “A concepção da ponte era ligar as regiões Norte e Sul do país. Mas com o crescimento das cidades, ela deixou de ter características de rodovia para virar avenida”, diz o engenheiro de Tráfego da Ponte S.A., Alexandre Hatherly.

Esse caráter de avenida é percebido pelos controladores de tráfego da ponte. As pessoas fazem de tudo nos 13 km da Rio-Niterói, como se estivessem na esquina de casa. As 22 câmeras que monitoram a rodovia já flagraram pessoas atravessando a pista em busca do melhor ângulo para uma foto e despachos de candomblé. “Já caiu tudo quanto é tipo de coisa na pista. Carrinho de supermercado, geladeira, piscina”, conta o controlador Robson Antunes, 35 anos, há sete na Ponte S.A. Até animais arriscaram um passeio no local. Apareceram na ponte jacaré-de-papo-amarelo, cães e uma vaca, que foi abatida a tiros pela polícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;