Internacional Titulo
Nazistas sao acusados de roubar 350 obras de arte
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 13:19
Compartilhar notícia


Uma lista de 350 obras de arte, entre as quais quadros de Picasso, Monet e Renoir, que podem ter sido roubadas pelos nazistas e que se acham atualmente nos museus britânicos, foi publicada nesta terça-feira pela Internet, com o objetivo de localizar seus legítimos proprietários.

Além da divulgaçao da relaçao de quadros e esculturas expostos em dez museus, o site dá uma série de informaçoes a possíveis proprietários ou descendentes dos proprietários das obras para que se revelem.

Talvez nem todos os trabalhos que figuram na lista tenham sido roubados pelos nazistas, mas seja como for nao se estabeleceu a cronologia de seus diversos proprietários, particularmente entre 1933 e 1945.

Mais de cem das obras que se acham atualmente na National Gallery de Londres podem ter sido roubadas durante a guerra de judeus por oficiais nazistas, indicou numa coletiva Lord Greville Janner, presidente da Holocaust Educational Trust (HET). Na mesma situaçao figuram 80 quadros expostos na Tate Gallery de Londres, entre eles trabalhos de Picasso, Monet, Renoir, Delacroix, Cézanne, Degas, Matisse, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;