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Vendas on-line devem crescer 60% neste Natal, aponta e-bit
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
04/11/2005 | 08:42
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O crescimento da base de usuários de banda larga, a queda do dólar, a estabilidade da economia e a difusão de informações relevantes sobre a internet são alguns dos fatores que impulsionarão as vendas do e-commerce neste Natal, destacados pela Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), que estima que o faturamento deste ano seja pelo menos 50% maior do que no ano passado. No Grande ABC, a projeção é ainda mais otimista, de crescimento de 60% nas vendas on-line para o período.

Em 2004, os internautas brasileiros compraram R$ 284 milhões em mercadorias, segundo números da consultoria e-bit, empresa de pesquisa, marketing e tecnologia on-line que mede o comércio realizado na internet de bens de consumo (exclui passagens aéreas, leilões virtuais e vendas de veículos) em cerca de 440 lojas de web no Brasil. O montante deverá chegar a pelo menos R$ 426 milhões, pela estimativa da Camara-e.net.

"Se forem levados em conta as vendas de leilões virtuais e transações de B2B (entre empresas), este montante deverá chegar a R$ 1 bilhão contra R$ 800 milhões do ano passado", avalia Cid Torquato, diretor-executivo da Camara-e.net.

No Grande ABC, os internautas compraram no Natal do ano passado cerca de R$ 6 milhões, de acordo com dados da e-bit. Para este ano, a Camara-e.net projeta crescimento de 60% no e-commerce da região. "Acredito que o crescimento no Grande ABC será maior do que o nacional, por se tratar de uma região eminentemente urbana e com consumidores de alto poder aquisitivo e elevado nível sócio-cultural", afirma Torquato.

O diretor-executivo da Camara-e.net também destaca que o varejo eletrônico em todo o Brasil deverá gerar mais de 4 mil postos de trabalho temporários nas lojas, empresas de logística e de telemarketing. "A temporada de Natal representa até 30% do total de vendas do ano do e-commerce", diz. De acordo com Torquato, este ano o faturamento do e-commerce no país deverá chegar a R$ 3,5 bilhões contra R$ 2,1 bilhões do ano passado.

Entre os produtos que deverão ser um dos campeões de vendas neste Natal, Torquato destaca a câmera digital. Em 2004, títulos de CD’s, DVD’s e de vídeos foram os mais comprados na região, com 31% da preferência dos internautas. Livros, revistas e jornais responderam por 13% das compras on-line, seguido por itens eletrônicos como TV, vídeo, aparelho de som, aparelhos de DVD’s e câmeras digitais com 12%, brinquedos com 7% e artigos de informática, como computadores e softwares que totalizaram 5% das compras.




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