Internacional Titulo
Americanos deixam palácios de Saddam Hussein em Tikrit
Por Da AFP
02/11/2005 | 14:15
Compartilhar notícia


O Exército dos Estados Unidos se retirou dos palácios de Saddam Hussein, em uma medida simbólica, que marca o fim de dois anos e meio de ocupação desse complexo localizado no principal reduto do presidente iraquiano deposto.

O fechamento desta base, a 30ª desde o começo do ano no Iraque, é destinado a concentrar as tropas americanas e reduzir sua exposição ao perigo. Ao mesmo tempo, as forças iraquianas assumem progressivamente o comando das operações contra os insurgentes.

Este luxuoso complexo, que conta com 136 prédios, incluindo 18 palácios, se encontra às margens do rio Tigre e foi construído por Saddam Hussein depois do fim da Guerra do Golfo, em 1991, perto do seu reduto de Tikrit. O local será entregue oficialmente às autoridades iraquianas no fim de novembro.

"O complexo mostra que um só homem gastou as riquezas do seu país", declarou Joseph Taluto, comandante americano regional, que acrescentou que é chegada a hora de entregar o local ao povo.

A retirada americana do complexo fortificado acontece no momento em que a 42ª divisão da infantaria do comandante Taluto transfere a responsabilidade da região centro-norte do Iraque para a 101ª divisão aerotransportada, cuja base ficará a poucos quilômetros de distância em uma antiga posição do Exército iraquiano.

Os soldados americanos prepararam suas malas na terça-feira e tiraram as últimas fotos no gigantesco complexo. "Mantivemos os edifícios tal como estavam", afirmou o comandante Taludo, que esclareceu que não se tratava de construções sólidas.

O complexo, rodeado de guaritas por um lado e pelo rio Tigre do outro, se estende ao longo de vários quilômetros como uma residência turística. Vários palacetes e casas foram construídas em ilhotas e sobre um promontório que domina o rio Tigre.

O palácio de Saddam, margeado pela estátua de um guerreiro assírio em um de seus lados e do outro por um soldado contemporâneo, foi destroçado pelos bombardeios no começo da guerra em 2003 e jamais foi reparado. Os prédios, quase vazios atualmente, são de pedra e têm colunas impressionantes na entrada. As escadas são de mármore, as portas de madeira lavada e os quartos têm tetos adornados com estuque e arabescos de cores. O governador da província, Hamed Hamud Chikti, destacou que no momento planos são elaborados para transformar o complexo em um parque turístico e de diversões.

"Primeiro os palácios serão abertos ao público. Em seguida, instalarei provisoriamente meus escritórios no local, assim como os dos chefes da polícia", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;