Setecidades Titulo
ABC expõe trabalhos no V Congresso Brasileiro de DST/Aids
Do Diário OnLine
Com Agências
27/08/2004 | 12:18
Compartilhar notícia


Projetos de São Bernardo e Mauá foram escolhidos para serem apresentados no V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST e Aids e no I Congresso Brasileiro de Aids. O evento ocorre de 29 de agosto a 1 de setembro, em Recife, Pernambuco. De São Bernardo vai o Homem Sexo com Homem (HSH) e, de Mauá, vão sete trabalhos. A estimativa é que quatro mil especialistas de todo o país participem do evento.

O Projeto HSH, parte integrante do Programa Municipal de DST/Aids, foi implementado em 2001 e vem atingindo o seu objetivo que é de diminuir a incidência das doenças sexualmente transmissíveis e a Aids na população homossexual. Em 2000, São Bernardo apresentou um índice de 28,5% de casos de Aids nesse público, em 2002 esse índice diminuiu para 6,7%.

O HSH contempla ações de orientação e prevenção no ambulatório e em locais previamente mapeados, onde há grande concentração de homossexuais como bares, ruas, boates, rodovias (onde há parada de caminhoneiros), porta de empresas, banheiros públicos e cinema pornô, que são visitados por agentes de campo.

Os agentes ainda distribuem material educativo específico e insumos como gel e preservativos, além de facilitar o acesso dos portadores ou não de DST às vacinas de hepatite B nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o encaminhamento para o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) e para as oficinas de sexo seguro no ambulatório.

O COAS realiza gratuitamente testes de HIV, sífilis, hepatite B e C junto com uma palestra de orientação sobre todas as doenças sexualmente transmissíveis. O teste é realizado na Clínica de Especialidades Médicas I (sede do programa), todas as terças e quintas-feiras, às 8h e às quartas-feiras, às 18h, na avenida Armando Ítalo Setti, 402 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Alvarenga, todas as quintas-feiras, às 9h (estrada dos Alvarengas, 1099). Mais informações pelo telefone 0800-7723233.

Mauá - Entre os destaques dos trabalhos de prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis realizados na cidade estão as oficinas sobre saúde sexual e reprodu-tiva para portadores de deficiência auditiva. Mauá conta ainda com grupos de apoio a mulheres soropositivas e dependentes químicas.

Outro programa implementado com sucesso pela Secretaria de Saúde é o controle de transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho, direcionado às gestantes portadoras de HIV. O acompanhamento é feito mesmo depois do nascimento do bebê e a Prefeitura de Mauá oferece leite para as crianças até elas completarem um ano de vida, já que as mães soropositivas não podem amamentar os filhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;