Internacional Titulo
Chilenos comemoram retirada da imunidade de Pinochet
Por Da AFP
28/08/2004 | 16:17
Compartilhar notícia


Centenas de manifestantes comemoraram neste sábado a retirada, pela Corte Suprema do Chile, da imunidade do general Augusto Pinochet, que deverá responder pelos crimes da Operação Condor.

"Quisemos antecipar as celebrações do Dia Internacional do Preso Político Desaparecido, na segunda-feira", em memória dos 3 mil chilenos mortos e desaparecidos durante a ditadura, comentou Lorena Pizarro, presidente da Associação de Familiares dos Desaparecidos, num ato realizado na Praça das Armas de Santiago.

A Corte Suprema aboliu na quinta-feira os privilégios de Pinochet, 88 anos, por sua participação na Operação Condor — um plano secreto entre as ditaduras sul-americanas na década de 70 para eliminar a oposição. Centenas de pessoas fazem parte das listas de desaparecidos existentes em países do Cone Sul, em especial, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Os participantes da manifestação carregavam faixas com os dizeres "Memória, Justiça e Verdade: Não à Impunidade!". O Dia Internacional do Preso Político Desaparecido será observado em toda a América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;