Internacional Titulo
Cúpula do G-8 mobiliza 4 mil policiais e 5 mil soldados
Por Da AFP
31/05/2003 | 17:28
Compartilhar notícia


Quatro mil policiais e 5,6 mil soldados foram mobilizados em Genebra para garantir a segurança dos líderes dos sete países mais ricos do mundo e Rússia (G-8), que se reúnem na vizinha cidade francesa de Evian a partir de domingo.

Depois dos ataques suicidas acontecidos em maio contra interesses ocidentais na Arábia Saudita e Marrocos, as autoridades francesas e suíças extremaram as medidas de segurança para proteger os chefes de Estado e de governo que participarão da cúpula. Genebra, a cidade onde os ricos do mundo depositam seu dinheiro e que é sede de muitos organismos internacionais, preparou-se minuciosamente para enfrentar a cólera dos antiglobalização.

O dispositivo de segurança em volta de Evian é tão rigoroso que os manifestantes escolheram Genebra e a vizinha cidade de Annemasse como centro de suas ações. Muitos bancos, lojas e escritórios da elegante Genebra foram protegidos por medida de precaução. Muitos habitantes planejavam fechar seus estabelecimentos até que termine a cúpula, na próxima terça-feira.

A área onde fica a sede das Nações Unidas e outros organismos internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC) estará fechada no domingo, quando se espera que mais de cem mil pessoas participem de manifestações de protestos tanto na França como na Suíça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;