Internacional Titulo
Al Qaeda planejava ataques para influenciar eleições nos EUA
Por Da AFP
10/08/2004 | 08:04
Compartilhar notícia


Membros da Al Qaeda detidos no Paquistão revelaram que a rede terrorista planejava realizar atentados com o objetivo de influenciar as eleições presidenciais nos Estados Unidos em novembro.

"A rede procurava dar um grande golpe antes das eleições. A Al Qaeda queria atacar os Estados Unidos ou seus principais aliados, Grã-Bretanha e Paquistão", disse um alto responsável da inteligência paquistanesa, que pediu para não ser identificado.

"O período anterior às eleições presidenciais nos Estados Unidos seria muito crítico", avaliou o funcionário, que teve um papel chave na operação contra a Al Qaeda no Paquistão. Em julho, 20 suspeitos de terrorismo foram presos no país.

As informações foram obtidas graças à prisão, no dia 12 de julho, de Naeem Noor Jan, um programador de 25 anos residente em Lahore. No computador de Noor Jan havia fotos e informações precisas sobre a vigilância em torno de instituições financeiras em Nova York, Newark e Washington, e do aeroporto de Heathrow, na região de Londres.

A detenção de Noor Jan levou à prisão, no dia 25 de julho, do tanzaniano Ahmed Jalfan Ghailani, suspeito de ser um elemento chave da rede de Osama Bin Laden nos atentados de 1998 contra duas embaixadas americanas no leste da África.

A prisão de Noor Jan deflagrou ainda uma série de operações no território britânico que levaram à detenção de Abu Eisa Al Hindi, suposto chefe da Al Qaeda na Grã-Bretanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;