Memória Titulo
Uma viagem pelos primórdios brasileiros

Ecos da Colônia, de Ailson Leme Siqueira. Já apresentamos esse livro, de 2007

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Ecos da Colônia, de Ailson Leme Siqueira. Já apresentamos esse livro, de 2007, fruto de uma pesquisa que levou o autor, andreense, a percorrer arquivos brasileiros e de Portugal.

Generosamente, Ailson nos entregou há tempos um conjunto de imagens e fotografias que ele reuniu, várias das quais utilizadas na obra, mas nem todas..

O livro de Ailson é também uma bela pauta que estimula novas pesquisas. É fundamental que todos os interessados tenham acesso a ele. Ficamos de retornar à obra. É o que fazemos - e voltaremos a fazer.

TRECHO
"Depois de fundar São Vicente, em 1532, Martin Afonso de Souza retornou a Portugal, em 1533, e aqui nunca mais esteve. Deixou, em seu lugar, dona Ana Pimentel, que governou o Brasil durante um período. Foi ela quem fomentou a cultura de cana no Brasil, cujo cultivo iria suprir o Engenheiro do Trato, até hoje conhecido como Engenho dos Erasmos" (p. 70).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 17 de novembro de 1978

Manchete - MDB confirma predomínio na região. Até o início da noite de ontem os candidatos do MDB haviam obtido grande vantagem de votos em relação aos da Arena, em todos os municípios do Grande ABC.

Artigo 1 - Eduardo Camargo: "O eleitorado brasileiro, principalmente o de São Paulo, está demonstrando todo o seu amadurecimento, provando claramente que não se deixou envolver pelos recursos demagógicos e pela força governamental, aplicadas ‘in totum' na reta final da campanha".

Artigo 2 - Aleksandar Jovanovic: "No MDB dose de fermento em excesso gera crescimento desproporcional de pretensões".

Imprensa - Rádio Diário domina a audiência na cobertura da apuração das eleições.

Editorial - Destas cinzas não sairá a Fênix arenista

Música - Morre no Rio o compositor Candeia.

EM 17 DE NOVEMBRO DE...
Criado o Grupo Escolar do Bairro dos Meninos (hoje Rudge Ramos), em São Bernardo.

HOJE
Dia Internacional do Estudante.

SANTOS DO DIA
Alfeu, Gregório Taumaturgo, Isabel da Hungria e Vitória.Isabel era filha de André II, rei da Hungria e mulher do duque Luiz 4º, soberano da Turíngia (Alemanha). Com a morte do marido em cruzada, foi hostilizada e abandonada. Passou a dedicar-se à saúde dos enfermos. Faleceu em 1271.

Senador Flaquer, 50 anos depois
Os alunos da turma de 1958 da Escola Senador Flaquer, de Santo André, vão completar seu Jubileu de Ouro de formados e farão uma reunião no restaurante São João para uma pizza. Será em 21 de novembro, às 19h.Uma comissão está organizando o reencontro.

Adesões devem ser feitas com: Antonio Rioto, 4438-2526; Oltramari, 4479-6622; Moura, 4392-9300; Severo, 4990-8834; Wilson, 4990-9092; Ernesto, 4426-5525; Tavares, 3237-1438.

Para o reencontro estão sendo convidados professores da época, entre os quais: Acylino Belissomi, Israel Zekcer e Cid Flaquer Scartezzini.

LEMBRANÇA
O andreense Emídio de Moura lembrou do Restaurante Magnólia, de São Bernardo, pelas lembranças do seu avô: a casa servia a melhor comida da região e encerrou suas atividades há... 70 anos!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;