Internacional Titulo
EUA e Japão expressam 'profunda preocupação' pela Coréia do Norte
Por Da AFP
19/02/2005 | 17:20
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos e o Japão expressaram neste sábado sua "profunda preocupação" sobre o programa de armas nucleares da Coréia do Norte e pediram a Pyongyang que volte às conversações multilaterais sobre o tema.

Uma declaração conjunta, difundida ao término de uma reunião do Comitê Consultivo de Segurança de ambos países e das conversas entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, expressou sua preocupação pelo anúncio, de 10 de fevereiro, feito pela Coréia do Norte indicando que o país produziu armas nucleares e que boicotará as conversações.

"A secretária de Estado norte-americana e o chanceler japonês deixaram clara sua profunda preocupação sobre a declaração da República Democrática do Povo da Coréia". "Os ministros concordaram que a declaração feita pela RDPC só a isola ainda mais da comunidade internacional e vai contra os esforços feitos pelas partes envolvidas para resolver pacificamente a questão nuclear mediante as conversações de seis partes", as duas Coréias, Japão, China, Rússia e Estados Unidos.

Estados Unidos e Japão também declararam Taiwan como um tema de segurança nacional em meio às preocupações pela corrida militar da China e sua ameaça de invadir a ilha se esta declarar sua independência.

Pela primeira vez em mais de meio século, os dois aliados reconheceram que uma redução das tensões no estreito de Taiwan faz parte de seus "objetivos estratégicos comuns", segundo a declaração conjunta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;