Cultura & Lazer Titulo
Malu Mader abre o jogo sobre 'Celebridade'
Rodrigo Teixeira
Da TV Press
22/11/2003 | 17:29
Compartilhar notícia


Malu Mader confessa que Maria Clara Diniz é a personagem que mais tem a ver com seu universo pessoal nesses 20 anos de carreira. Tanto a atriz quanto a produtora musical de Celebridade, novela das nove da Globo, são centralizadoras, por exemplo. Malu também convive, como a famosa protagonista, com o assédio da imprensa e transita no meio musical há 15 anos, pois é casada com o guitarrista dos Titãs, Tony Bellotto. “Mas não tenho tantas virtudes como a Maria Clara, pois não sou uma heroína de novela”, diz.

Aos 37 anos, Malu chama a atenção pela maneira acelerada de falar e o jeito bastante simples. É do tipo que não esconde que se incomoda com a imprensa especializada por achar que, muitas vezes, suas declarações são deturpadas. Mãe de Antônio, 6 anos, e João, 8, a atriz assume que deixa os filhos verem Celebridade, incluindo as suas cenas mais calientes na pele de Maria Clara. “O erotismo faz parte da vida e não acho que as crianças devam ser poupadas da vida como um todo”.

TV PRESS - Até que ponto você se considera parecida com a Maria Clara?
MALU MADER - É mais em aspectos superficiais, como ser centralizadora e gostar de estar no comando. Além, é claro, deste lado de conviver com a fama.

TV PRESS - Para você, a Maria Clara seria quem na vida real?
MALU - São muitas pessoas e não exatamente produtoras que passam pela cabeça. Monique Gardenberg, com certeza. Maria Luiza Jucá, Paula Lavigne também. Falaram na Fabiana Kherlakian. Tem um pouco de Adriane Galisteu, pois a Maria Clara também ficou famosa porque o marido morreu no dia do casamento. Isso ajudou a torná-la conhecida. Ela também foi musa do verão. Ou seja, não tinha nada de especial na personalidade da Maria Clara. Não é uma grande atriz, cantora, escritora. Se tornou empresária depois de famosa. Aproveitou.

TV PRESS - Como é ser alvo desta imprensa que cobre o mundo das celebridades, sendo uma atriz que já chegou a processar um veículo?
MALU - Tenho ido às vias de fato algumas vezes. Recentemente, mandei uma carta para a Caras e O Dia. O jornal reproduziu uma nota que saiu na revista. Agora, estão investigando, porque a Caras disse que também copiou a nota de uma outra nota. Isto demonstra a leviandade muitas vezes da imprensa. Não é nem falta de ética. São tantas revistas que o que tem acontecido comigo é: ‘’Você não dá entrevista? Então, já que você não fala com a gente, vamos inventar alguma coisa!’. É quase que uma maneira de ameaçar.

TV PRESS - Este tipo de imprensa multiplicou-se desde que você estreou na TV?
MALU - A imprensa mais superficial de todas é a que se multiplicou. Sou viciada em jornalismo, então posso falar. Leio os jornais diários, as revistas femininas, as semanais que se dizem sérias, mas que também chamam na capa, semana sim, semana não, matérias sobre sexo, obesidade ou saúde, temas que devem vender. Vejo todas estas revistas que critico também. Mas a Maria Clara, que é a heroína e quem deve defender a moral e os bons costumes, sempre ressalta que “nem todos são este bando de urubus, que vive da desgraça alheia”. A novela está fazendo a distinção e o Gilberto vem tratando o tema com responsabilidade. Até fico brava, porque não gosto de “morde e assopra”. Mas não se pode botar uma categoria toda num saco.

TV PRESS - Como é fazer as cenas mais erotizadas da novela?
MALU - Tudo tem de ser apresentado dentro de um contexto. Respeitando e sendo fiel ao princípio da ficção e não de nenhum tipo de apelação. Esse é o meu critério. “Isso é só para atrair a atenção? Então, não vou fazer”. Já fiz cenas de nudez na TV, mas, em geral, tento me preservar, porque acho que não há tanta necessidade assim. Acho que o Nelson Rodrigues estava certo em tudo que tratou deste tema. Ele falava: “A cara é sempre mais obscena do que o corpo”.

TV PRESS - Qual é o critério que você utiliza para fazer comerciais?
MALU - Tento fazer propaganda do que acho bacana ou do que eu usaria.

TV PRESS - Aparecer anunciando produtos não esvazia a personagem?
MALU - Se entrar no meio da novela, sim. Por outro lado, a minha persona pública já assumiu um tamanho tão grande que eventualmente isso também interfere e me incomoda. Tudo que quebra a magia não é bem-vindo. Merchandising me incomoda, principalmente quando malfeito.

TV PRESS - As participações de artistas famosos são essenciais para dar veracidade à Maria Clara?
MALU - É essencial tanto para a minha personagem quanto para a história. Não daria para acreditar em uma novela que fala do mundo de celebridade e não aparecer nenhuma ou uma produtora musical que não aparece com artistas.

TV PRESS - Os Titãs vão fazer uma ponta na novela?
MALU - Adoraria. O Gilberto já falou que gostaria, mas com a Maria Clara ficaria estranho. Não dá para eu encontrar com o Tony em cena e dizer: “Tudo bom, Tony Bellotto?”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;