Internacional Titulo
Ex-diretor da BBC chama Tony Blair de mentiroso
Do Diário OnLine
Com Agências
29/08/2004 | 13:44
Compartilhar notícia


O ex-diretor geral da BBC Greg Dyke, que se demitiu em janeiro devido ao caso Kelly, afirmou que o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, agiu de forma incompetente ou mentirosa em relação à guerra no Iraque. A acusação aparece nas memórias de Dyke, que teve trechos publicados pela imprensa britânica.

Dyke renunciou ao seu cargo depois que o juiz Brian Hutton criticou duramente a BBC e isentou o governo britânico de culpa em sua investigação sobre o suicídio do cientista e especialista em armas David Kelly. Kelly foi a fonte do jornalista da BBC na polêmica notícia na qual o governo era acusado de "inflar" um relatório sobre a ameaça representada pelas armas iraquianas com o fim de justificar a invasão para derrubar o ditador Saddam Hussein.

Em seu livro, publicado sete meses após o escândalo, Dyke critica o primeiro-ministro por intimidar a corporação. Na opinião do jornalista, Blair "foi incompetente e colocou o Reino Unido na guerra por um mal-entendido ou mentiu quando disse na Câmara dos Comuns que não sabia o que significava a alegação dos 45 minutos", segundo a qual o Iraque poderia usar armas de destruição em massa em 45 minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;