Internacional Titulo
Condoleezza descarta independência para curdos no Iraque
Por Da AFP
05/02/2005 | 19:44
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, descartou neste sábado a independência dos curdos iraquianos. A criação de um estado curdo é um temor da Turquia, país visitada pela representante dos Estados Unidos neste sábado.

"Estamos comprometidos firmemente em favor de um Iraque unificado, no qual todos os partidos, grupos étnicos, religiosos e minorias estejam representados no novo governo", declarou em sua chegada a Ancara.

Os Estados Unidos explicaram sua posição aos iraquianos e estão "completamente conscientes das preocupações dos turcos" diante dos acontecimentos no Iraque, acrescentou.

Condoleezza acredita que Iraque e Turquia conseguirão manter relações positivas. "Não contam apenas as relações entre Estados Unidos e Turquia; as da Turquia, Iraque e Estados Unidos também contam".

As autoridades turcas temem que os curdos iraquianos formem um estado independente no norte do país, o que pode reativar as aspirações separatistas da minoria curda na Turquia.

Depois de um encontro de 45 minutos com Condoleezza no aeroporto de Ancara, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a conversa se concentrou principalmente no Iraque, Afeganistão, Oriente Médio e Chipre.

O premiê minimizou as diferenças entre Washington e Ancara, dizendo que a "aliança estratégica" entre os dois países continua em vigor. "Nossas relações continuam com a mesma maturidade em um ambiente positivo".

A secretária de Estado ainda se reunirá com seu colega russo, Sergei Lavrov, e com o presidente e chanceler turcos, Ahmet Necdet Sezer e Abdullah Gul, respectivamente. Depois, ela segue para Israel e os territórios palestinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;