Esportes Titulo
Inter inicia luta rumo ao título mundial
Por Das Agências
14/12/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


Chegou o momento que o torcedor do Inter-RS esperava. Hoje é dia de tirar a bandeira do armário e estendê-la na janela, pois no outro lado do mundo jogadores colorados iniciam a luta para conquistar o planeta pela segunda vez. O rival da estreia no Mundial da Fifa, Mazembe, do Congo, não aparenta resistência, mas tem sido encarado com seriedade. Tudo para evitar surpresas na caminhada. O jogo acontece às 14h (de Brasília), no Estádio Mohammed bin Zayed, em Abu Dabi.

Ao contrário de quando derrotou o Barcelona (1 a 0), há quatro anos, desta vez o Colorado chega ao Mundial com mais responsabilidade e certa dose de favoritismo. "Somos mais visados. Em 2006, não éramos conhecidos, mas derrotamos o Barcelona e todos passaram a nos valorizar. É um torneio importante para todos nós", reconhece o zagueiro Bolívar, remanescente do primeiro título mundial.

O Internacional cumpriu à risca o planejamento para a competição. Usou as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro para poupar os jogadores mais desgastados e dar ritmo de jogo a quem se recuperava de contusão, como foi o caso do meia Tinga, outro que fez parte da campanha de 2006.

Na opinião do meia Giuliano, considerado o melhor jogador da Libertadores, o Inter resgatou a confiança com que ganhou o título sul-americano. "Temos consciência de que a equipe está forte e unida. E, quando isso acontece, dificilmente algo dá errado", disse.

A preparação também consistiu em estudar atentamente os pontos fracos e fortes do adversário. Toda a delegação assistiu à surpreendente vitória do Mazembe por 1 a 0 sobre o favorito Pachuca, do México, nas quartas de final.

O atacante Alecsandro chegou a abdicar do discurso politicamente correto e apontou o mapa da mina para chegar à decisão. "Eles têm uma equipe forte, rápida e que joga futebol alegre. Mas não gostei da parte tática. Acho que marcam um pouco mal", analisou.

O Mazembe, por sua vez, vai a campo como francoatirador e sem pressão. O técnico Lamine N'Diaye Bedi acredita que os campeões africanos podem aprontar mais uma vez. "Repito toda semana para os meus jogadores que eles simplesmente têm de fazer no jogo o que fazem nos treinos", resumiu o senegalês.

 

Times contrastam informações sobre rival

As declarações na véspera do duelo dão exata noção da importância do Mundial para Mazembe e Inter. Enquanto os africanos assumem desconhecer o rival, os gaúchos estão munidos de dossiê preparado especialmente pelo auxiliar técnico Guto Ferreira.

Segundo o material do Colorado, o Mazembe costuma se lançar ao ataque sem pudor, mas também é muito violento. "Estão acostumados a jogar assim. Temos que aproveitar que temos jogadores com habilidade e qualidade, tirar proveito disso", ressalta o lateral Nei.

O técnico Celso Roth preferiu enaltecer as qualidades do adversário. "O futebol africano é competitivo, de muita força, marcação e qualidade técnica. Este é o estilo do Mazembe", destacou.

Do outro lado, o capitão da equipe africana, Mihayo, assume desconhecer o rival. "Não sei muito sobre os jogadores do Inter. Mas não é preciso saber os nomes para se ter ideia de como jogam. Vimos alguns vídeos e temos noção de como eles atuam. Me preocupo com nossos jogadores", comentou.

 

Inesperada derrota do Pachuca vira alerta para o Colorado

É inegável que o Inter tem um time tecnicamente melhor e taticamente mais organizado que o Mazembe. Mas o recente exemplo do Pachuca, do México, eliminado precocemente pelos africanos na primeira fase do Mundial, coloca os jogadores colorados em alerta para não cair na mesma armadilha.

"A diferença do futebol africano para o nosso está mais próxima. Se não tratarmos as coisas como devem ser tratadas, pode se repetir o que aconteceu com o Pachuca. Esse é o grande perigo. O futebol é jogado em 90 minutos, é um jogo só e tudo pode acontecer", aconselhou o técnico Celso Roth.

Experiente, o atacante Rafael Sóbis tem pensamento muito parecido com o do treinador. "O futebol mostra a cada dia que está tudo muito igualado. Temos que ter a consciência de que vai ser duro, vai ser complicado o confronto com o Mazembe. O que aconteceu no primeiro jogo (derrota do Pachuca) deve servir de lição para nós. Favoritismo não vence duelo nenhum", assegurou o jogador.

 

Inter de Milão terá força máxima amanhã

O técnico Rafa Benítez terá todo o time à disposição para a estreia da Internazionale de Milão no Mundial de Clubes da Fifa, amanhã, contra os sul-coreanos do Seongnam, pela fase semifinal. Jogadores como o goleiro Júlio Cesar, o lateral Maicon e o atacante Diego Milito, que há várias semanas se recuperavam de contusão, treinaram normalmente e deverão ser confirmados na equipe titular, segundo o portal Terra.

Benítez sofreu nos últimos tempos com os problemas de lesão que afetaram o time. Com isso, foi obrigado a escalar vários jogadores reservas e das categorias de base nas últimas partidas. O resultado foi desanimador para o espanhol, que viu o time cair para a sétima colocação no Campeonato Italiano e se classificar apenas em segundo no Grupo A da Liga dos Campeões.

Agora, o treinador respira aliviado ao ver a possibilidade de repetir a escalação que fez o time se sagrar campeão da Liga dos Campeões com o português José Mourinho. Julio César, Maicon, Zanetti, Cambiasso, Sneijder e Milito não preocupam mais e deverão ser titulares, assim como o camaronês Eto'o, que esteve suspenso e não atuou nos últimos três jogos.

Apesar da baixa produção da Internazionale nas últimas partidas, o presidente Massimo Moratti segue confiante na conquista no Mundial e afirmou que os torcedores sul-coreanos do Seongnam estão com medo de seu time. Ele só ficou irritado ao ser novamente questionado sobre a situação do técnico Rafa Benítez.

"Eu andei vendo alguns pedaços de uma emissora de TV sul-coreana, e os adversários estão com medo de nós", afirmou o dirigente, em poucas palavras.

Moratti disse esperar que a Inter desempenhe bom futebol, após observar atividade comandada pelo treinador. "Eu vi o treino e eles estão jogando bem, e com bastante confiança."

Questionado sobre a situação do treinador, que dificilmente contiunará no cargo, Moratti se irritou: "Me deixe passar."

O cartola ainda foi provocado sobre a fase do rival Milan, e do atacante sueco Zlatan Ibrahimovic. "Eu sabia que ele era forte, não por acaso o vendemos por um preço igual ao seu talento. É normal o Milan ser mais assustador, se estão na frente da tabela", finalizou.

 

Seongnam aposta em Molina para bater a italiana Inter

Com muita facilidade, o Seongnam marcou 4 a 1 sobre o Al Wahda e se classificou para as semifinais do Mundial de Clubes da Fifa. Agora, a equipe sul-coreana quer mais e aposta no talento do meia Molina para surpreender novamente e garantir vaga na decisão.

O colombiano - autor do primeiro gol no confronto com os árabes no sábado - é o responsável por distribuir bolas para o ataque e já avisou que a equipe asiática pode aprontar novamente amanhã.

"Podemos surpreender. Será difícil, nós sabemos. Eles (da Internazionale de Milão) são favoritos, mas temos que entrar no campo pensando que podemos surpreender e ganhar a partida", afirmou Molina ao portal UOL.

O ex-santista não mediu elogios à equipe italiana. "A Internazionale é uma equipe espetacular, cheia de jogadores maravilhosos. É um dos melhores times do mundo. Mas nós somos os campeões da Ásia que queremos mostrar o porquê", disse.

Além de Molina, outro destaque do  Seongnam é o goleiro Sung-ryong, titular na Copa do Mundo da África do Sul. O jogador teve boa participação na primeira fase. Mas falhou contra o Uruguai, em duelo das oitavas de final que definiu a eliminação sul-coreana. Luís Suárez marcou dois gols da vitória uruguaia por 2 a 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;