Nacional Titulo
Uruguaio é preso em nova rota do tráfico para Europa
Por Do Diário do Grande ABC
28/05/2000 | 14:41
Compartilhar notícia


O uruguaio Abel Ayspuro Duran, 82 anos, foi preso na noite de sábado com oito quilos de cocaína dentro de uma mala, no saguao do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Ele vinha de Montevidéu, no Uruguai, e esperava conexao para Roma quando foi surpreendido por agentes da Polícia Federal. A droga, dividida em oito tabletes que estavam misturados às roupas de Duran, foi identificada por um aparelho de raio X da PF no setor de embarque.

De acordo com policiais da Delegacia de Prevençao e Repressao a Entorpecentes, a rota é relativamente nova e foi descoberta pelos detetives há um ano. As investigaçoes foram intensificadas em fevereiro deste ano, quando foi comprovado que drogas da América do Sul eram levadas para a Europa, com passagem pelo Rio. Esta foi a primeira prisao de um envolvido no esquema.

Ao ser detido, por volta das 20h30, Duran negou envolvimento dizendo que alguém colocara a cocaína na mala sem seu conhecimento. Após ser levado para o prédio da PF, na Praça Mauá, no centro do Rio, no entanto, Duran aceitou prestar depoimento, no qual revelou que distribuiria a droga para diversas cidades européias. Segundo os policiais, ele disse, porém, que jamais havia viajado com drogas antes e que pertence à classe média-baixa uruguaia.

Ainda na noite de sábado, Duran foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Agua Santa, na zona norte do Rio. Ele deverá ser julgado no Brasil e depois ser mandado de volta ao Uruguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;