Setecidades Titulo Clima
Verão começa hoje com previsão de calor e chuva
Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
22/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O verão, que começou à 1h48 de hoje, promete ser quente e registrar pancadas de chuva no fim da tarde, do tipo que têm potencial para causar enchentes, mas não encher os mananciais. A previsão é do meteorologista Evandro Magalhães, da Somar Meteorologia.

Segundo o especialista, as temperaturas ficarão dentro da média para a estação mais quente do ano, variando entre 30ºC e 33ºC, porém, haverá dias com calor intenso, chegando aos 35ºC. “Com isso, há evaporação nas represas e as pancadas de chuva não ajudam tanto a enchê-las. O ideal para os mananciais são dias nublados e com chuva distribuída ao longo das horas”, afirma.

Já o calor intenso é explicado, segundo Magalhães, pelo fenômeno El Niño, que influencia o clima em todo o País neste ano. Ele é causado pelo superaquecimento das águas do Pacífico equatorial e deve ser o terceiro mais forte desde 1950, depois dos que ocorreram em 1983 e 1998.

A previsão para hoje, primeiro dia da estação, de acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de tempo encoberto e chuvoso. A mínima no Grande ABC será de 20ºC e a máxima, 27ºC.

Nos próximos dias, as temperaturas devem subir na região, alcançando 34ºC na quinta-feira, véspera de Natal. Há possibilidade de chuvisco, inclusive à noite. Já na sexta, o sol abre e a temperatura continua alta, também com máxima de 34ºC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;