Internacional Titulo
Facção armada declara novo Estado autônomo na Somália
Das Agências
31/03/2002 | 16:34
Compartilhar notícia


A facção armada somali Exército de Resistência Rahawein (RRA) declarou neste domingo a criação de um novo Estado autônomo no sudoeste do país. O comandante da guerrilha, Hassan Mohamed Nur "Shatigudud", foi declarado presidente do novo Estado autônomo, que ganhou o nome de "Estado da Somália do Sudoeste", com Baidoa como capital.

O porta-voz da RRA, Mohamed Aden Qalinle, afirmou à Agência France Presse que a decisão havia sido aprovada pelos 52 membros do comitê central da RRA e por 70 notáveis das regiões de Bay e Bakol, povoadas principalmente pelos Rahaweins. Shatigudud presidirá a região "autônoma" por um período de quatro anos, acrescentou Qalinle.

A RRA é uma das várias facções que não reconhecem a autoridade do Governo Nacional de Transição (GNT), instalado em 2000 com o aval da comunidade internacional, mas cujo poder se limita a alguns bairros de Mogadíscio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;