Cultura & Lazer Titulo
Rido mostra seus exercícios de abstracionismo
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
10/02/2002 | 15:44
Compartilhar notícia


O artista plástico andreense Ricardo Rodrigues, o Rido, 36 anos, mostra até 28 deste mês na Acab Decorações, em Santo André, cerca de 20 pinturas em esmalte sintético sobre tela nas quais exercita o abstracionismo. São quadros de 1998 até os dias de hoje. A exposição tem entrada franca.

Em formatos variados, como 1,2m x 1,5m e 50cm x 70cm, as pinturas saem dos pincéis de Rido em velocidade impressionante. “Levo meia hora para desenvolver um quadro. E sempre elaboro algumas pinturas simultaneamente”, diz o artista.

As obras em exibição, que estão à venda a preços entre R$ 300 e R$ 500, não receberam títulos. “Acredito que a imaginação deve partir de quem está apreciando a pintura, por isso não intitulo os quadros. Deixo em aberto”, afirma o pintor.

Nas pinturas, os resultados plásticos obtidos são dos mais diversos: “Não sigo linhas. Não gosto de direcionar os trabalhos para nenhum tipo de estilo”. Sobre o fato de trabalhar o abstracionismo, Rido diz que gosta das imagens que surgem espontaneamente em sua mente, as quais transporta para as telas.

Rido afirmou que uma prática comum em seu processo criativo é assistir a fitas de vídeo sobre artistas plásticos. “Vejo muitas fitas sobre pintores. Elas sempre me motivam. Quando termino de ver alguma, já me bateu inspiração, então corro para pintar”, diz o andreense.

Na exposição, as telas tomam as paredes dos três pisos da Acab. “Promovemos mostras com a intenção de ampliar o fluxo de visitantes à loja. Esse tipo de atração traz um público diferenciado”, diz Cláudio de Assis, proprietário do espaço.

Rido pinta desde 1990. Suas obras já foram selecionadas nos salões de arte contemporânea de Santo André e São Bernardo. Na Câmara andreense, participou de uma mostra coletiva e de outra individual. Na loja de decoração Yellow House, em Santo André, expôs individualmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;