Diarinho Titulo Copa do Mundo
Inglaterra e Itália são caixinhas de surpresa
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Ostentando camisas supertradicionais e que merecem respeito, Inglaterra e Itália estreiam na Copa do Mundo em duelo marcado para 14 de junho, às 19h, na Arena Amazônia, em Manaus. Os dois times europeus, que ficam pertinho no mapa, também vão se hospedar em locais próximos no Rio de Janeiro, quando estiverem por aqui.

O Grupo D – do qual também fazem parte Uruguai e Costa Rica – é considerado um mistério. Apesar de já ter conquistado quatro Copas do Mundo (1934, 1938, 1982 e 2006), ser vice em 1970 e 1994 e ficar atrás apenas do Brasil na soma dos títulos, não é certeza absoluta que a Azurra (como é conhecida a seleção da Itália) vai passar para a próxima fase tão facilmente.

A grande aposta, na verdade, é o sistema ofensivo proposto pelo técnico Cesare Prandelli. Para surpreender os adversários no ataque, o ‘professor’ conta com a habilidade do meia Andrea Pirlo (Juventus, Itália), do atacante Mario Balotelli (Milan, Itália) e de uma das estrelas do tetracampeonato de 2006, o goleiro Gianluigi Buffon (Juventus, Itália).

Do lado da Inglaterra, quem comanda é o técnico Roy Hodgson. A seleção britânica já participou de 13 Copas do Mundo e foi campeã apenas uma vez, em 1966, quando sediou o evento.

Mesmo contando com o goleiro Joe Hart (Manchester United, Inglaterra), o atacante Wayne Rooney (também do Manchester United) e com os meias Frank Lampard (Chelsea, Inglaterra) e Steven Gerrard (Liverpool, Inglaterra), especialistas acreditam que os ingleses não vão muito longe na competição.

Mas todos concordam que as partidas do Grupo D serão emocionantes. É ver para crer.


Inglaterra

Nome oficial: Inglaterra.
Capital: Londres.
Localização: Europa Ocidental, integra o Reino Unido. Faz fronteira com Escócia e País de Gales, é banhada pelos mares do Norte, da Irlanda e Celta, além do Canal da Mancha.
Área: 130.395 km².
População: 53 milhões.
Relevo, clima e vegetação: Grande parte do território é formada por colinas (chamadas de Roling Hills), há também pântanos e planícies. O clima é temperado com chuvas o ano todo. Tem pinheiros, faias e carvalhos.
Idioma oficial: Inglês.
Moeda: Libra esterlina.
Esporte popular: Futebol e rúgbi.
Governo: Monarquia parlamentarista. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II do Reino Unido e o primeiro-ministro, David Cameron.
Economia: As principais atividades econômicas são indústrias, turismo, finanças e comércio exterior. Exporta produtos químicos, têxteis, automóveis, aviões, metais, máquinas, entre outros bens. Os principais produtos agropecuários são cereais, batatas, legumes, gado, ovelhas, aves e peixes.
Curiosidades: A palavra Inglaterra deriva do inglês antigo Engla land (England), que significa ‘terra dos anglos’. Os anglos integraram uma das tribos germânicas que chegaram ao território na Idade Média. O folclore está muito ligado a esse período, sendo que os personagens mais famosos são Rei Arthur e Robin Hood. Uma das tradições é a Dança Morris, com passos feitos por homens. Entre os séculos 16 e 20 foi a nação mais poderosa do mundo.


Itália

Nome oficial: República Italiana.
Capital: Roma.
Localização: Centro-Sul da Europa, incluindo as ilhas da Sicília e Sardenha. Faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia; é banhada pelos mares Adriático, Mediterrâneo, Tirreno e Ligúrico.
Área: 301.340 km².
População: 61,7 milhões.
Relevo, clima e vegetação: O clima é mediterrâneo, sendo quente e seco no verão e ameno no inverno. O terreno é acidentado e montanhoso, com planícies costeiras. No Sul e Centro predomina a vegetação mediterrânea, nas regiões altas da Cordilheira dos Apeninos, a vegetação de altitude, e no Norte, as florestas temperadas.
Idioma oficial: Italiano.
Moeda: Euro.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República parlamentarista. O presidente é Giorgio Napolitano, o primeiro-ministro, Matteo Renzi.
Economia: Líder em comércio mundial e exportações. É o maior produtor de vinho e reconhecido por seus automóveis, indústria, eletrodomésticos e design de moda. Na agricultura há cultivo de beterraba, trigo, milho, tomate, batata, azeitona, cevada, soja, pêssego e pera.
Curiosidades: Roma foi o centro político e religioso da civilização ocidental como a capital do Império Romano e sede da Igreja Católica. Após a queda dos romanos, foi invadida por vários povos. No país surgiu o Renascimento, movimento intelectual que formou todo o pensamento europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;