Setecidades Titulo
Mais atendimento a crianças com câncer
Por Vanessa Selicani
Especial para o Diário
12/04/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


O Instituto Ronald McDonald abriu a segunda unidade no Brasil quarta-feira, em Santo André, e vai beneficiar crianças e adolescentes com câncer da região. Criada há dois anos pela Associação Projeto Crescer do ABC, a Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer do ABC foi rebatizada e agora leva o nome de Casa Ronald McDonald.

O Instituto Ronald McDonald doou R$ 3,2 milhões à unidade e a parceria trará mais US$ 25 mil ao projeto.

O convênio é comemorado pelo grupo de profissionais e voluntários da casa; todos os meses terão verba garantida para promover as atividades. Antes, contavam com doações da sociedade civil e recursos do próprio instituto, arrecadados com a campanha anual McDia Feliz.

A Casa funciona dentro da Fundação Santo André e acolhe pacientes atendidos principalmente pelo Ambulatório de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC e Hospital Mário Covas. Oferece hospedagem a crianças carentes que necessitam de internação domiciliar, além do acompanhamento feito por psicólogos, assistentes sociais, biblioteca e computadores.

São 12 quartos com capacidade para atender 24 crianças. Hoje, a casa abriga oito pacientes permanentes, além de grupos de apoio às famílias e atividades lúdicas para os pequenos que se submetem à quimioterapia em hospitais da região.

O Grande ABC tem grande déficit de vagas para tratamento de câncer. Mais da metade dos pacientes da região são encaminhados aos hospitais da Capital. A rede de apoio só cresce se a médica também aumentar.

A intenção do Projeto Crescer ABC é transformar a região no maior centro de referência para o câncer infantil. “A falta de recursos dificulta o tratamento das crianças. Queremos aumentar nosso alcance e nos tornar referência no País para esse tipo de tratamento”, disse o vice-presidente do Projeto Crescer do ABC, Dirceu Feriotti, que ainda não tem previsão para que os novos leitos sejam ocupados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;