Setecidades Titulo São Caetano
Festa Italiana reúne amantes da gastronomia no Fundação

Primeiro dia do evento reuniu em torno de 8.000 pessoas em busca de pratos tradicionais

Por Natália Regazzo
Do Diário do Grande ABC
03/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


As cores verde, vermelha e branca invadiram o primeiro dia da 22ª Festa Italiana de São Caetano. Luzes, trajes típicos, música ao vivo e, principalmente, a gastronomia atraíram em torno de 7.000 pessoas, ontem, à Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação. “É a continuação do aniversário de 137 anos da cidade. Esperamos que seja um sucesso, principalmente para as entidades, que estão aqui para angariar fundos”, afirma o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Entre as 24 barracas que esbanjam criatividade, a italiana Margherita Biasi Corsi comanda a das instituições Lar Bom Repouso e Anália Franco, que atendem moradores de rua. O prato mais pedido é o penne rigatti ao molho de tomate caseiro com calabresa. “A receita é legítima da minha nonna”, salienta Margherita. O espaço conta com ajuda de mais de 50 voluntários.

Tradição há mais de 22 anos, a celebração está presente há uma década na vida do casal de São Bernardo Hatsue Kaneko, 44, e Maurício Monteiro de Britto, 45. “Trouxemos o meu filho Lucas quando ele tinha apenas um mês. Hoje ele tem 7 anos. É um costume da família”, afirma Hatsue, que não deixa de embalar pacote para viagem de crostolis, doce crocante com açúcar e canela da Terra da Bota. A cunhada Andrea Monteiro de Britto, 44, mora na Espanha e veio visitá-los. Ela comemorou que a viagem calhou na data da festa. “Não posso sair sem comer fogazza.”

A iniciativa também dá exemplo de diversidade. As amigas Dolores Parra, 75, e Marlene Pereira, 64, moradoras do município, apreciam a pêra ao vinho da barraca do Fundo Social de Solidariedade. O espaço chama atenção pela decoração, similiar a cantinas do país europeu. “A receita é do meu avô espanhol, mas neste ano também estamos com a novidade do espaguete ao molho ragu de pato, típico da Itália”, finaliza Graça Pinheiro, primeira-dama e presidente da entidade.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;