Política Titulo
Aliados se recusam a votar LDO antes de outros projetos
Por Do Diário OnLine
Com Agências
06/07/2004 | 13:59
Compartilhar notícia


Os líderes da base aliada decidiram, em reunião com o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política), não votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) enquanto o Congresso não analisar projetos considerados importantes para o governo. O impasse aconteceu porque a oposição ameaça obstruir os trabalhos do chamado 'esforço concentrado'.

O governo espera garantir antes do recesso parlamentar, que vai começar após a votação da LDO, a aprovação de projetos da agenda econômica, como a Lei de Falências, as Parcerias Público-Privadas e a Lei de Biossegurança.

Enquanto a Lei de Diretrizes Orçamentária não for votada, o Congresso não pode entrar em recesso. "Se não avançarmos nas matérias de interesse do Brasil, não votaremos a LDO", garantiu o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS).

O líder do governo, deputado Professor Luizinho (PT-SP), tentou ser diplomático. Ele disse que a LDO só será votada após outros projetos por uma questão de agenda do Congresso, não por uma imposição do Palácio do Planalto.

A oposição, por sua vez, ameaça obstruir as votações por não aceitar um parecer da Advocacia Geral da União permitindo o repasse de verbas para obras durante o período eleitoral. PSDB, PFL e PDT acreditam que a decisão vai permitir que o governo privilegie com verbas Prefeituras governadas por aliados.

Outra estratégia dos aliados de Lula pode ser não votar as seis MPs (Medidas Provisórias) que trancam a pauta da Câmara. Se elas forem aprovadas, seguirão para o Senado e trancarão a pauta da Casa, onde aguardam votação os projetos considerados prioritários pelo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;