Internacional Titulo
Onze países criam aliança antiterrorista
Da EFE
09/12/2003 | 11:09
Compartilhar notícia


Representantes de 11 países membros da Assembléia Parlamentar da Cooperação Econômica do Mar Negro (APCEMN) reunidos em Bucareste decidiram, nesta terça-feira, sentar as bases de uma aliança antiterrorista, depois dos últimos ataques que afetaram a Turquia e à Federação Russa.

Participam da 22ª sessão desta organização, que se realiza na capital romena de 8 a 10 de dezembro, parlamentares e membros do Governo da Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bulgária, Grécia, Moldavia, Romênia, Federação Russa, Turquia, Geórgia e Ucrânia.

O presidente de Romênia, Íon Iliescu, propôs a criação de uma aliança antiterrorista que inclua os países dos Bálcãs e os ribeirinhos do mar Negro, no discurso inaugural desta reunião celebrada no Palácio do Parlamento de Bucareste.

Iliescu justificou a necessidade desta aliança pelos recentes atentados terroristas na Turquia e na Federação Russa, depois de dizer que apresentou este projeto ao presidente da Turquia, Ahmet Necdet Sezer, durante sua visita a esse país na semana passada.

Os membros da organização estiveram de acordo com esta proposta, e o ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Velayet Gulyev, insistiu na necessidade que os países desta região assinem o mais rápido possível um tratado de luta antiterrorista.

Os principais assuntos da sessão da APCEMN são a estabilidade e a segurança na área do mar Negro, a luta contra o terrorismo, o crime organizado, a migração ilegal e o tráfico de drogas, armas e seres humanos.

Esta organização se propõe a continuar desenvolvendo a cooperação regional nos âmbitos econômico, tecnológico, comercial, do meio ambiente, político e jurídico, com vistas a próxima integração européia de alguns de seus membros.

A APCEMN é a dimensão parlamentar da Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro (OCEMN), criada em 1993 com a finalidade de converter esta área em uma zona de estabilidade, prosperidade e paz, como parte da nova arquitetura européia.

A presidência semestral da APCEMN, exercida atualmente pela Romênia, será transferida à Federação Russa no final desta sessão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;